Português, perguntado por lesouzap98zmu, 11 meses atrás

Leia as duas orações a seguir: A) O piloto espanhol experimentou e gostou do novo carro de sua equipe. B) O piloto espanhol experimentou o novo carro de sua equipe e gostou dele. Como vimos, determinada regência de um verbo pode ser adequada a um contexto e em outro não. Assim, é fundamental, neste contexto, avaliar se a regência que está sendo empregada está em conformidade com a situação comunicativa ou não. Considerando os seus conhecimentos adquiridos e as duas orações lidas, analise as proposições a seguir. I – A regência de “experimentou” e “gostou” são as mesmas, portanto, não importa a posição dos verbos nas orações, isto não irá interferir no entendimento da mensagem. II – O verbo “experimentar” é transitivo direto e o verbo “gostar” é transitivo indireto, logo, a construção que atende às regras de regência verbal é a oração “B”. III – A construção da oração “B” não atende às normas previstas pela regência verbal. IV – Na oração “A”, temos um exemplo do que acontece na comunicação informal: não há preocupação com a regência verbal, uma vez que, pela construção, sugere-se que “experimentou” e “gostou” possuem os mesmos complementos. Está correto o que se afirma: Escolha uma: a. apenas em I. b. apenas em II. c. apenas em II e IV. d. apenas em IV. e. apenas em III.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
20

I - Incorreto - O verbo "experimentar" é transitivo direto, pois rege complemento sem preposição (experimentou alguma coisa). Já o verbo "gostar" é transitivo indireto, pois rege complemento com preposição (gostou de alguma coisa).


II - Correto - A oração B é a adequada, pois o complemento de "experimentou" é "o novo carro" (sem preposição), e o complemento de "gostou" é "dele" (com preposição).


III - Incorreto - Como já explicado anteriormente, a oração B é que é a adequada.


IV - Correto - A oração A apresenta os verbos "experimentar" e "gostar" como transitivos indiretos, pois ambos têm o mesmo complemento: "do novo carro da sua equipe". Esse equívoco é muito comum na comunicação informal, em que não há preocupação com a regência verbal.


Alternativa C.

apenas em II e IV

Respondido por mariana192180
18

apenas em II e IV. Correto

Perguntas interessantes