Leia as duas declarações abaixo, associadas a dois presidentes estadunidenses: “A América para os Americanos” - Doutrina Monroe, 1865. “Todos somos americanos” - presidente Barack Obama, 17 de dezembro de 2014 (discurso sobre a reaproximação entre Estados Unidos e Cuba). A respeito da postura dos Estados Unidos em sua política externa no continente americano, nos dois períodos históricos destacados acima, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A Doutrina Monroe defendia a autonomia dos países americanos frente ao domínio da Europa, após a emancipação das colônias hispânicas. Ao longo do século XIX, tal ideário serviu para justificar a política de preponderância norte-americana sobre os demais países do continente americano. ( ) O presidente Obama defende a reconciliação entre os Estados Unidos e Cuba após o rompimento diplomático ocasionado pela Guerra Hispano-Americana. Por meio do pan-americanismo, os norte-americanos defendem a implantação da democracia e da modernização em Cuba. ( ) A Doutrina Monroe defendia a união aduaneira dos países do continente americano, inspirada no ideário pan- americano, após a emancipação das colônias hispânicas. Ao longo do século XIX, essa política favoreceu o domínio norte-americano sobre os países latinos produtores de matéria-prima. ( ) O presidente Obama defende a reconciliação entre os Estados Unidos e Cuba após o rompimento das relações diplomáticas durante a Guerra Fria. Ao mesmo tempo em que reivindicam de Cuba o respeito aos direitos humanos, os Estados Unidos mantêm domínio sobre a baía de Guantánamo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V - V - V - F. b) F - V - F - F. c) V - F - V - F. d) F - F - F - V. ► e) V - F - F - V.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a E.
A Doutrina Monroe foi adotada no século XIX como forma de expandir a influência norte-americana na América do Sul e minimizar a influência europeia no continente. Preconizava a não criação de novas colônias nas Américas, não intervenção entre assuntos internos e nem em conflitos com os países europeus e suas colônias. Havia receio que as novas potências, surgidas após o Congresso de Viena, tentassem colonizar novamente os países independentes.
O rompimento das relações diplomáticas entre EUA e Cuba ocorreu durante a Guerra Fria, pois o país vizinho aos EUA apoiava a União Soviética, sofrendo embargos comerciais durante décadas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Resposta correta: letra E) - V - F - F - V.
Explicação:
O rompimento das relações entre Cuba e Estados Unidos não aconteceu após a Guerra Hispano-Americana, no final do século XIX. O rompimento destas relações ocorreu após o processo revolucionário cubano (1959), que substituiu a influência norte-americana pela influência soviética em Cuba, especialmente após esta estabelecer que se tratava, de fato, de uma revolução de caráter socialista.
A Doutrina Monroe, com o emblema de ``América para os americanos``, demandava, basicamente, a não interferência europeia nos territórios do continente americano. Não havia nenhuma menção a União Aduaneira, como ocorreria mais tarde com a ALCA. Mais tarde, ficou claro que a Doutrina Monroe camuflava interesses estratégicos dos EUA para a região, evidenciado na política do ``Big Stick``