Leia as descrições sobre política no mundo medieval. Uma delas se refere ao poder dos Reis na alta idade média e a outra na Baixa Idade Média. Identifique o período que corresponde a cada descrição. Explique como chegou a essa conclusão primeiro o rei.
|. O rei era o maior suserano do reino, mais seu poder era mais simbólico do que prático. Os nobres embora estas fossem vassalos do rei exerciam o poder local como Duques, Condes, marqueses. Esses nobres definiam em seus feudos a moeda, as leis, o sistema de pesos e medidas. O poder militar também era exercido pelos nobres, como os cavaleiros. Eles podiam mobilizar os moradores do feudo quando consideravam necessário.
||. Os reis aumentaram seu poder gradativamente. Aproveitando-se de guerras e crises, como a da peste negra, que enfraqueceram os nobres, Os Monarcas se aliaram aos Comerciantes, obtendo apoio financeiro e político. Dessa forma, os reinos passaram a ter unidade territorial e legal. As leis determinadas pelos Reis passaram a valer para todos os habitantes daquele reino, e todos os moradores se tornaram súditos do reino. Também foram unificadas as moedas e o seu parametros de pesos e medidas o que facilitou a atividade comercial. Exércitos nacionais passaram a ser criados pelos reis para defender as fronteiras e fazer a valer o poder do Rei Internamente. Esse processo ficou conhecido como formação das monarquias nacionais uma vez que o poder local se ampliou e se tornou nacional.
Soluções para a tarefa
I. Chegou-se a essa conclusão de que o rei era o maior suserano do reino pelo fato de que possuía a capacidade de liderança política, militar e legitimação religiosa, visto que a Igreja o apoiava.
II. Os reis possuíam um poder militar que era sempre dependente dos nobres, pois eles é que reuniam os camponeses e cavaleiros para lutar pelo rei. Se alguns nobres se negassem, o rei poderia perder a guerra. Por isso, gradativamente, buscaram criar sua força militar por meio dos exércitos e das leis.
Abraços!
Resposta:
Olá!
Aqui estão as respostas:
I. O texto e a imagem se referem a Alta Idade Média. A descrição que se faz dos poderes locais está associada ao auge do feudalismo, em que as glebas funcionavam de forma autônoma e autossuficiente.
II. O texto e a imagem se referem à Baixa Idade Media. A descrição é compatível com o período pós Renascimento comercial, quando as transações comerciais aumentaram muito e levaram ao surgimento de um novo grupo social, os burgueses, para os quais o regionalismo feudal era prejudicial. Afinal, eram
muitas as restrições econômicas nos feudos - havia diferentes moedas e muitas regras definidas por cada senhor feudal.
Espero ter ajudado!