Leia as definições de oximoro e paradoxo:
Oximoro (ou paradoxismo): figura de linguagem em que se combinam palavras de sentidos opostos, que se excluem mutuamente. Mais especificamente, consiste em atribuir a um nome ou verbo um determinante cujo significado seja incompatível com o significado do termo determinado.
Paradoxo: aparente falta de nexo ou de lógica; contradição.
O efeito de sentido do oximoro é um paradoxo, ou seja, uma aparente contradição, que reforça a expressão. Por exemplo, no verso “[Amor] é solitário andar por entre a gente” (Camões), os significados de solitário e por entre a gente se excluem, mas o efeito é a intensificação do primeiro termo (poderíamos entender assim: Amor é andar solitário, mesmo quando se está no meio das pessoas).
O paradoxo é um termo mais abrangente, que não se aplica apenas à linguagem, mas a qualquer situação absurda, contraditória. O oximoro é uma figura de linguagem que exprime um paradoxo intelectual (uma contradição).
Entre os títulos citados por Suzana Singer, o que contém um oximoro é:
A
“Cabral diz que abuso policial não será tolerado”.
B
“Fuga de cérebros tem via na contramão”.
C
“Após conflitos, Bancoc vive tensa calma”.
D
“Perdas podem anular os lucros”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. rigor e fixidez.
Explicação:
beatrizelaiuy:
qual é a resposta?
Respondido por
0
Resposta:ciphsdbuoebiywebvib
wrvwvn
Explicação:jwgheyge0ŕthejórsjtóihhóojh0q3jgierǵjea[0jhaet0b , porque é isso entendeu
Perguntas interessantes