Leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
I- A língua culta ou língua-padrão é aquela que é ensinada nas escolas, por meio da gramática e sua função é a de manter a unidade sócio-cultural de uma comunidade.
II- Há vários níveis de linguagem jurídica, como, por exemplo, a linguagem do legislador estampado nos códigos; a linguagem dos juízes e Tribunais, que se vê nas sentenças, despachos e decisões; a linguagem contratual, usada pelos advogados nos contratos; a linguagem dos registradores públicos, no vários documentos que produzem destinados a registrar e dar publicidade a certos atos jurídicos.
III- O que interessa quanto à função argumentativa da aplicação do direito é a razão justificadora da aplicação de uma determinada norma jurídica em detrimento da outra, que resulta de um ato de interpretação da norma a ser eleita como aplicável a determinado caso concreto.
IV- A gíria é uma língua é a usada por grupos específicos centros urbanos; empregada por certas comunidades sociais a fim de se estabelecer sua efetiva comunicação.
Soluções para a tarefa
Olá!
Analisando as alternativas sob os tipos de línguas temos que a única definição incorreta é:
IV- A gíria é uma língua é a usada por grupos específicos centros urbanos; empregada por certas comunidades sociais a fim de se estabelecer sua efetiva comunicação.
Isso porque a gíria não é uma língua, trata-se de palavras formais de uma linguagem, que têm a finalidade de fazer um segredo, o um ato cômico, ou uma epecie de código. A língua coloquial, tem na gíria sua expressão maior é usada para expressar pensamentos dentro de uma comunidade menor ou pela linguagem familiar (apelidos carinhosos )
Enquanto que, a língua grupal, usada por grupos específicos das comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.
Resposta:
RESPOSTA CORRETA: A gíria é uma língua é a usada por grupos específicos centros urbanos; empregada por certas comunidades sociais a fim de se estabelecer sua efetiva comunicação.
Explicação: