Leia as asserções abaixo que se referem ao lazer na modernidade:
I) O processo de controle do tempo de não-trabalho foi garantido pela articulação entre poder judiciário, forças policiais e Igreja.
II) O conceito de otium (não-trabalho) não se rivalizava com o de nec-otium, mas se ajustava a um sentido de inter-relação, complementação e dependência.
III) Para as camadas populares, não havia uma rígida divisão social do tempo, já que não havia uma separação categórica do tempo de trabalho e de não-trabalho.
IV) Neste período houve uma reorientação descaracterizadora de atividades populares, tais como: touradas e brigas de galo. Estas formas tradicionais de diversão foram substituídas pelo esporte moderno oferecido pelas classes dominantes.
De acordo com as asserções acima, é correto apenas o que se afirma em:
a) I, II, III e IV.
b) I e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Alternativa e) I e IV, apenas.
I) Correto - Pois, na modernidade o controle do tempo livre dos trabalhadores, garantido por meio do poder judiciário, forças policiais e Igreja tinham como principal objetivo evitar que estes incorressem em vícios ou desse origem a revoluções populares que pudessem afetar a classe social dominante.
II) Incorreto - Este conceito diz respeito ao lazer/descanso que prevalecia na Roma antiga, onde o otium (período de ócio) eram visto como um meio para atingir o nec-otium (trabalho/negócio), ou seja, havia inter-relação entre descansar e trabalhar.
III) Incorreto - Esta definição esta relacionada a visão de lazer da Idade Média, período em que as camadas populares ou atendiam as ordens dos nobres ou trabalham no plantio. Apenas artesões e e comerciantes possuíam maior flexibilidade de trabalho.
IV) Correto - Pois, neste período houve grande mobilização das camadas populares reivindicando direito a descanso e lazer, sendo um as touradas e brigas de galo as diversões da época. Porém, as classes dominantes (burguesas) a fim de exercer maior controle social julgaram tais atividades como barbaras, estabelecendo esportes "modernos". Esses esportes eram organizados e praticados pelos ricos, cabendo as camadas populares apenas assisti-los.
Espero ter ajudado ;)