História, perguntado por srenatta, 4 meses atrás

Leia as alternativas a seguir sobre os processos de independência das colônias espanholas e portuguesa na América, no início do século XIX. Em seguida, marque a alternativa INCORRETA.
a) Diferentemente do que aconteceu na América espanhola, a Independência do Brasil foi realizada sem conflitos ou guerras. As províncias localizadas mais ao norte, como a Bahia e o Grão-Pará, aderiram de forma pacífica ao projeto de separação política em relação a Portugal.
b) A transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, transformou o Rio de Janeiro em centro político do Império português. Para a nova corte convergiram as principais decisões administrativas, bem com capitais e novos fluxos comerciais.
c) a separação do brasil em relação a portugal deu-se no âmbito constitucionalistas, que dos movimentos se alastraram na primeira metade do século xix tanto na europa quanto na américa.
d) a opção pela monarquia como forma de governo do brasil independente decorreu do entendimento de parcelas expressivas da elite de que ela seria um instrumento eficaz para garantir a manutenção da ordem e da unidade territorial.
e) as transformações políticas ocorridas na espanha decorrentes do expansionismo napoleônico contribuíram para o fortalecimento das autonomias locais em várias regiões do império espanhol na américa.​

Soluções para a tarefa

Respondido por exodiusace
2

Resposta:

Alternativa A

Explicação:

A independência do Brasil NÃO se deu de maneira pacífica. A Guerra da Independência Brasileira se deu em diversos focos de resistência portuguesa na colônia, e o próprio Estado do Grão-Pará, relativamente independente do Estado do Brasil, teve de ser forçosamente anexado pelas tropas imperiais organizadas por D. Pedro I, em detrimento dos interesses federalistas das províncias.

Perguntas interessantes