Artes, perguntado por lilianlicacere, 1 ano atrás

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa verdadeira:

I. Em parte da obra de Chico Buarque, é possível identificar desdobramentos de tipos como os da classe operária, dos marginalizados, das mulheres abandonadas ou até mesmo dos sambistas e malandros da boêmia.
II. Nos textos verifica-se um atravessamento de arquétipos e situações que, apesar de existirem na diversidade de cada canção, parecem criados numa espécie de espaço, onde a heterogeneidade possibilita o dialógico. O diálogo que precede e gera a linguagem.
III. As letras de Chico Buarque carregam, supostamente, certa alteridade em sua ossatura, uma aparente interdiscursividade nas canções.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

A afirmativa I é verdadeira, como podemos observar, por exemplo, em obras como Os Saltimbancos, onde há representação lúdica de malandros, boêmios, mulheres abandonadas e muitos outros membros da diversa classe operária.


A afirmativa II também é verdadeira, pois é justamente pela heterogeneidade, ou seja, pelo fato de os elementos representados serem diferentes entre si que o diálogo, o discurso entre dois diferentes, é possível, de modo que é através deste movimento dialético que a mensagem das canções se constrói.


A afirmativa III também é verdadeira, pois muitas das músicas de Chico Buarque podem ser vistas como fazendo referência umas às outras, de modo que há certo grau de diálogo indireto entre as suas diferentes obras por todas, ou pelo menos a maioria, ter um ou dois eixos temáticos em comum.

Perguntas interessantes