Leia as afirmações abaixo:
I- Foi criado, em 1930, durante o Governo Provisório, o Ministério da Educação e Saúde tendo a sua frente o educador Francisco Campos, que promoveu uma grande reforma educacional no país. Conhecida como Reforma Francisco Campos, a reorganização da educação redirecionou o ensino superior, o secundário e o ensino profissionalizante comercial materializando o discurso renovador expresso no Manifesto dos Pioneiros.
II- O ensino secundário no Brasil ainda não tinha uma organização de base nacional e servia apenas como passagem para o curso superior. A finalidade do ensino secundário deveria ser a formação do homem para todos os grandes setores da atividade nacional e, por conseguinte, contemplada em sua matriz curricular abrangendo finalidades ligadas à formação geral e específica do homem e preparando-o para determinadas profissões.
III- A reforma Francisco Campos implementou o ensino primário, consolidou o acesso à educação para todos os níveis e para toda as classes sociais, reforçando o papel da educação como possibilidade de transformação da sociedade constituindo -se na renovação científica da educação brasileira
IV- O Estado brasileiro laico, ou seja, o estado secular trata todos seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de determinada religião, retirou o ensino religioso dos currículos das escolas públicas de todo o país, o que levou a um conflito com a igreja católica.
Identifique as alternativas corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá!
As alternativas II e III estão corretas.
Partindo deste ponto, notamos que a reforma colocou a disciplina de ensino religioso como facultativa no ensino fundamental e no ensino médio como facultativa.
Além disso, o Ministério da Educação existe anteriormente ao manifesto dos pioneiros.
Por fim, reforma francisco campos direcionava os filhos dos trabalhadores, o que consistia em um plano para tornar as famílias proletárias profissionais em nível técnico e as Universidades serem destinadas aos filhos dos financeiramente mais ricos, dificultando o acesso da parcela financeiramente mais pobre.
Até mais!
Perguntas interessantes