leia as afirmações a seguir:i em sua função cardinal, o número natural é um indicador de quantidade, ou seja, permite evocar mentalmente uma quantidade, mesmo que ela não esteja fisicamente presente. situações que permitam à criança responder quantos são os dias do mês, quantas pessoas moram em casa, etc. são exemplos que consideram o aspecto cardinal do número.ii o aspecto ordinal do número natural é ressaltado quando ele é um indicador de posição, ou seja, ele permite guardar o lugar ocupado por um objeto, pessoa ou acontecimentos. situações que permitam discutir com a criança quem foi o quinto colocado no campeonato de futebol da escola, ou quem senta na segunda carteira da fila que fica em frente à mesa da professora, etc. são exemplos que focalizam o aspecto ordinal do número.iii há algumas situações em que o número não tem ligação nem com o aspecto cardinal, nem com o aspecto ordinal, mas permite identificar uma pessoa ou um objeto. nesse caso, os números naturais sãousados como código. são exemplos de situações em que o número aparece como código: o número de telefone, da carteira de identidade, da senha bancária, do ônibus etc.o documento parâmetros curriculares nacionais destaca as funções sociais dos números e a importância do trabalho com essas funções com as crianças. de acordo com esse documento são verdadeiras apenas as afirmações:
Soluções para a tarefa
Resposta correta: I , II e III Correto
Correta. As funções dos números discutidas neste módulo são explicitadas a seguir:
• Em sua função cardinal, o número natural é um indicador de quantidade, ou seja, permite evocar mentalmente uma quantidade, mesmo que ela não esteja fisicamente presente. Situações que permitam à criança responder quantos são os dias do mês, quantas pessoas moram em casa, etc. são exemplos que consideram o aspecto cardinal do número.
• O aspecto ordinal do número natural é ressaltado quando ele é um indicador de posição, ou seja, ele permite guardar o lugar ocupado por um objeto, pessoa ou acontecimentos. Situações que permitam discutir com a criança quem foi o quinto colocado no campeonato de futebol da escola, ou quem senta na segunda carteira da fila que fica em frente à mesa da professora, etc. são exemplos que focalizam o aspecto ordinal do número.
• Há algumas situações em que o número não tem ligação nem com o aspecto cardinal, nem com o aspecto ordinal, mas permite identificar uma pessoa ou um objeto. Nesse caso, os números naturais são usados como código. São exemplos de situações em que o número aparece como código: o número de telefone, da carteira de identidade , da senha bancária, do ônibus etc.
• Com relação ao aspecto de medida, os números expressam medida de comprimento, de tempo, de temperatura, etc., como nos exemplos: situações em que os alunos expressem o comprimento de uma régua, ou medidas que aparecem em folhetos de supermercado, etc.