Leia as afirmações a seguir baseadas na observação sobre o senso comum:
Analise, do ponto de vista evolucionista, por que essas cinco ideias ganharam força nessa ramificação da Antropologia. Em seguida, proponha argumentos que refutem as afirmações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
O evolucionista entendia que todos os povos existentes se encaixavam numa única linha civilizatória, e tinha como parâmetro que os povos indígenas seriam a infância da humanidade e os europeus o auge da civilização numa perspectiva etnocentrista. Acompanhe os argumentos que refutam as afirmações apresentadas:
1) O índio é genérico: ele não é genérico, pois existem inúmeras etnias com suas especificidades, e não podemos generalizá-las.
2) Os índios são atrasados: considerar os índios como atrasados é não perceber a pluralidade de etnias e achar que cultura não se modifica. Isso não é verdade, pois qualquer cultura se modifica ao longo do tempo.
3) Os índios fazem parte do passado: atualmente, existem inúmeras tribos indígenas, ainda que muitas estejam em locais mais afastados do centros urbanos.
4) O brasileiro não é índio: quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles também se relacionaram com os índios, e muito do nosso sangue brasileiro tem a participação do sangue indígena.
5) As culturas indígenas estão congeladas no tempo: nenhuma cultura está congelada no tempo.
Resposta:
Para os evolucionistas os povos se desenvolveram em uma única linha civilizatória, os índios seriam a infância da civilização enquanto os europeus seriam o auge .
a) O índio é genérico-não é verdade que o índio seja genérico, pois há inúmeras variações e etnias indígenas.
b)Os índios são atrasados- Os índios não são atrasados, a cultura deles é diferente da nossa.
c)Os índios fazem parte do passado-não é verdade pois ainda existem muitas tribos em lugares remotos e podemos aprender muito com eles.
d)O brasileiro não é índio- o Brasil desde a colonização se miscigenou com os índios.
d))As culturas indígenas estão congeladas no tempo- a cultura é dinâmica e não congela no tempo.
Explicação: