História, perguntado por carlabs3940, 5 meses atrás

Leia abaixo um anúncio de jornal do início do século XIX: 50$000 de gratificação Fugiu de Francisco Antônio Ribeiro, de sua chácara do rio Cumprido na vila de Serra uma sua escrava de nome Benedita, altura baixa, cor de formiga com dois dentes tirados na frente, com uma cicatriz debaixo do queixo, muito civilizada, e com um dedo da mão direita aleijado por ter sofrido de um paranisço, desconfia-se andar pelos sertões da mesma vila ou por esta cidade procurando essas pessoas que costumam dar asilo a escravos fugidos para comprar por força e a troca do barato: quem dela der notícia pegá-la, metê-la na cadeia, ou entrega-la esta cidade ao Sr. Antonio Francisco Ribeiro, ou na vila da Serra a seu Sr. gratificado com a quantia acima, e protesta-se com todo rigor das leis contra quem a tiver acoitado. (Fonte: Jornais brasileiros do século XIX. Apud FREYRE, Gilberto. O escravo nos anúncios de jornais brasileiros do século XIX. 2 ed. aumentada. São Paulo/Nacional; Recife/Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1979. p.4) Glossário: Panarício ou panariz: inflamação dos dedos, geralmente junto à raiz das unhas. A troca do barato: por preço inferior Acoitado: escondido. Observando a fonte acima e de acordo com os seus conhecimentos acerca da resistência assinale a alternativa incorreta sobre dinâmica a que se submetiam os povos escravizados. A - A escravidão de povos africanos ainda é um tema que deve ser discutido em todos os seus aspectos B - A escravidão no Brasil constituiu um campo muito complexo de relações desiguais sentidas até hoje C - As fugas como a retratada pelo anúncio eram comuns e muitas vezes causavam perdas econômicas severas aos senhores de escravos D - Devido aos inúmeros maus-tratos sofridos, ações como fugas e sabotagens eram comum aos cativos E - O Brasil colonial era um campo harmonioso de relações entre diferentes estratos sociais, no qual prevaleciam a mestiçagem e a ordem

Soluções para a tarefa

Respondido por erickm5
0

De acordo com a fonte histórica, pode-se afirmar que a única alternativa incorreta sobre a dinâmica a que se submetiam os povos escravizados é a letra E.

A dinâmica da escravidão e suas consequências

Ao ler o documento, é possível constatar que por causa das condições impostas aos escravos, exemplificadas de maneira correta nas alternativas B, C e D, é necessário intensificar e debater todos os aspectos da repercussão histórica e social que a escravidão teve sobre uma população inteira, como sugere corretamente a alternativa A.

A alternativa E, entretanto, consiste em uma interpretação errada da história, na descrição incorreta de uma suposta relação harmoniosa e ordenada entre os estratos sociais no Brasil colonial, de maneira que a fonte histórica demonstra exatamente o contrário, descrevendo como as populações escravizadas eram tratadas como propriedade e isso era considerado aceitável na sociedade.

Saiba mais sobre a escravidão em https://brainly.com.br/tarefa/12621053

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes