Leia a tirinha e o texto a seguir. Em seguida, responda às questões.
Na tirinha, é comentado sobre o caracol-africano Achatina fulica, também conhecido como caramujo-africano, uma espécie de molusco africano introduzido no Brasil na década de 1980. O caracol-africano foi trazido ao país com o objetivo de se tornar uma opção barata para um prato francês, o escargot. Como essa opção fracassou, seus produtores passaram a jogar esses moluscos em rios, terrenos baldios e junto com os resíduos sólidos. Por ter ampla variedade alimentar, alta taxa de reprodução e adaptação ao frio e à seca, esse molusco se tornou uma praga em plantações e compete com espécies nativas, reduzindo suas populações. Além disso, esse caracol é hospedeiro de vermes que parasitam o ser humano e podem causar parasitoses como a angiostrongilíase abdominal e a angiostrongilíase meningocefálica.
a ) Quais são as principias características da classe
Soluções para a tarefa
O filo Mollusca é altamente diversificado, sendo o segundo com maior diversidade de espécies, é constituído por animais invertebrados predominantemente marinhos e de água doce. Eles possuem uma grande importância ambiental por serem consumidores de microrganismos e predadores de diversas espécies marinhas, além de que alguns são herbívoros, e outros filtradores.
Dentro deste filo encontramos a classe dos gastrópodes representada principalmente por lesmas e caracóis, sendo a mais diversificada do filo Mollusca. Sendo alguns desses agentes considerados danosos por transmitirem doenças parasitológicas, devastarem plantações, etc.
Mas vale destacar, que no caso em questão estes problemas ocasionados por esses caramujo é proveniente de ações humanas inconsequentes, pois claramente se você retira ou adiciona a um bioma uma espécie que não é nativa dali, diversas consequências e desequilíbrios ambientais irão ocorrer.
Espero ter ajudado!!