LEIA A SEQUÊNCIA ABAIXO, DO PENÚLTIMO CAPÍTULO DE INOCÊNCIA:“Vinha a morte desdobrando as suas sombras no rosto de Cirino. Ia-se-lhe empanando o brilho dos olhos; ficara a língua trôpega, afilara-se-lhe o nariz e sinistro palor mais realçava a negra cor dos seus cabelos e barbas. Sentara-se Cesário no chão para segurar com mais jeito o corpo do moribundo. Duas lágrimas vinham-lhe sulcando as másculas faces. Ligeiro estremecimento agitava o corpo de Cirino.—Agora, acrescentou com voz muito sumida, chegou… o meu dia… Mas… eu lhe peço… nada diga… à sua afilhada… Não consinta… que case com… Manecão.—Então, interrompeu Cesário, foi ele quem?…REPORT THIS AD—Não, não, contestou Cirino, mas… ela havia de ser… infeliz… Ouviu? Promete-me?—Prometo, respondeu Cesário com firmeza. Juro até…—Pois bem, suspirou o agonizante, agora… agradeço a morte. Quero apegar-me… às Santas do Paraíso… e chamo por…E com esforço, no último alento, murmurou mais e mais baixo:—Inocência!Na tarde deste dia, o viajante que passasse por aquele sitio poderia ver uma cova coberta de fresco, sobre a qual se erguia uma cruz tosca feita de dois grossos paus amarrados com cipós.Eram mostras da caridade do mineiro Antônio Cesário.A cena da morte de Cirino revela: A CENA DA MORTE DE CIRINO REVELA: *
1 ponto
a) Que o livro é adepto de uma visão barroca da realidade, baseando-se no paradoxo que consiste na paixão vivida por Cirino e, ao mesmo tempo, a negação disso em nome dos valores religiosos (e da noção de honra) que ele cultiva. Manecão o mata sem que ele tenha tido (em virtude desse seu impasse) qualquer envolvimento com Inocência.
b) Que Taunay, autor realista, explora criticamente a temática dos conflitos de classe. O pano de fundo da batalha de Manecão com Cirino (que resulta na morte deste último) é o envolvimento de Inocência – comprometida com Manecão, homem pobre e honrado – com Cirino, um galanteador rico e esnobe. A vingança de Manecão é um modo de ele resistir à força de atração do dinheiro em seu meio social.
c) Que o romance carrega marcas típicas do Romantismo por mostrar o sofrimento (e o sacrifício) do protagonista Cirino como decorrência de sua oposição aos valores estabelecidos, uma vez que ele morre por reivindicar o direito de viver seu amor por Inocência, a qual, contra sua vontade, mesmo não amando Manecão, tem um compromisso de casamento com ele para atender a uma determinação de seu pai.
d) Que Inocência é um texto modernista, mas com traços neoclássicos, já que, mesmo situando sua intriga no sertão nordestino, narrando a rivalidade de duas famílias cujos membros se matam por questões de terra, o texto é uma releitura da obra Romeu e Julieta, de Shakespeare.
e) Que Inocência é um texto exemplar da vertente urbana do romantismo brasileiro. O conflito que culmina na morte de Cirino é relacionado à sua aproximação, por interesse, à família rica de Inocência, visando beneficiar-se do dote desta, o que lhe permitiria frequentar os salões da corte. Igualmente interessado nisso, Manecão vê no assassinato do rival uma forma de realizar seu intento
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:Eu acho que é a letra C
Explicação:
Respondido por
3
Resposta:
alternativa (c)
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Física,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás