Português, perguntado por gab1sGanahel2la, 1 ano atrás

Leia, a seguir, uma estrofe da música Sem parar, de Gabriel, o Pensador:É na dor que o recém-nascido aprende a chorar.Pra encontrar a cura você tem que procurar.É no choro que o recém-nascido aprende a respirar.Então respira fundo que a vitória tá no ar.Vai indo, vai na tua, vai você.Vai nessa, vai na boa, vai vencer.Acredite no bem, que fazer o bem faz bem.Faça o bem que faz acontecer.Vai na fé, vai a pé, vai do jeito que der.Vai até onde puder, vai atrás do que tu quer.Vai andando, vai seguindo, vai pensando, vai sentindo, vai amando, vai sorrindo, vai cantando, vai curtindo, vai plantando e vai colhendo, vai lutando pela paz - vai dançando no ritmo que o tempo faz.Vai de peito aberto.Vai dar certo.Confiante que o distante num instante fica perto.Fica esperto, vai! Com a força de vontade.Vai à vera, não espera a oportunidade.Não aceita humilhação mas não perde a humildade.E nunca abra a mão da sua dignidade.(Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2016.)Após a leitura da música, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras ou falsas:I. A música traz vários exemplos de erros de oralidade. Um exemplo está no verso: “E nunca abra mão da sua dignidade.II. Há falta de uniformidade entre o pronome e a conjugação verbal, como no verso: “Vai à vera, não espera a oportunidade”. III. O verso “vai indo, vai na tua, vai você” mostra um erro de oralidade bastante frequente, que é a falta de uniformidade entre os pronomes e entre os pronomes e a conjugação verbal. IV. Outro exemplo de falta de uniformidade entre pronomes (ainda que ocultos) é o verso “Acredite no bem, que fazer o bem faz bem”.Assinale a alternativa com a sequência correta:Escolha uma:a. F-V-V-F.b. F-V-F-V.c. V-V-F-F.d. V-F-F-V.e. F-F-V-V.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
35
I. A música traz vários exemplos de erros de oralidade. Um exemplo está no verso: “E nunca abra mão da sua dignidade.
FALSO
II. Há falta de uniformidade entre o pronome e a conjugação verbal, como no verso: “Vai à vera, não espera a oportunidade”. 
VERDADEIRO
III. O verso “vai indo, vai na tua, vai você” mostra um erro de oralidade bastante frequente, que é a falta de uniformidade entre os pronomes e entre os pronomes e a conjugação verbal. 
VERDADEIRO
IV. Outro exemplo de falta de uniformidade entre pronomes (ainda que ocultos) é o verso “Acredite no bem, que fazer o bem faz bem”.
FALSO

espero ter ajudado, bons estudos!



welliton90: excelente !!
Perguntas interessantes