Leia a seguir um trecho do texto do bispo Bossuet.
Três razões fazem ver que este governo é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio... A segunda razão... é que esse governo é o que interessa mais na conservação do Estado e dos poderes que o constituem: o príncipe, que trabalha para o seu Estado, trabalha para os seus filhos, e o amor que tem pelo seu reino, confundido com o que tem pela sua família, torna-se natural... [...] A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais... O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus...
BOSSUET, Jacques Bénigne. Política Tirada da Sagrada Escritura. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, s/d. p. 201.
Identifique a que teoria sobre o absolutismo o texto se refere, e quais os argumentos apresentados como vantagem para essa forma de governar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta
O texto se refere à teoria do direito divino e apresenta como vantagem que essa forma de governo é natural, que se perpetua por meio da hereditariedade e da dignidade das casas reais, e defende ainda a ideia de que os reis assemelhavam-se a Deus.
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Música,
4 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás