)
Leia a seguir um trecho de uma entrevista de 2013 com filósofo e escritor anglo-ganês Kwame Anthony Appiah:
"Em todas as colônias africanas, foi importante haver uma base racial para a unidade e a solidariedade. Por exemplo, a leitura dos textos do Négritude foi essencial para militantes angolanos como Agostinho Neto. E o Pan-Africanismo teve impacto também no norte da África, onde as mobilizações anticoloniais eram ligadas ao Pan-Arabismo. Mas um problema dessa abordagem é que ela se propõe a sustentar a unidade com o conceito de raça, que por si só não garante unidade alguma. Se queremos unidade e solidariedade política na África temos que trabalhar por isso, elas não vão vir naturalmente só porque "somos todos negros"."
A partir da análise da fala desse filósofo e dos seus estudos sobre a temática, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O conhecimento sobre África também passou por um processo de descolonização, em simultâneo a realidade do continente nas últimas décadas.
( ) A mudança na forma de tratar a história da África se deu a partir do momento em que suas dinâmicas internas passaram a ser analisadas.
( ) Um dos efeitos desse processo foi o revanchismo negro e desejo de extermínio branco.
( ) Os efeitos do colonialismo já não são mais sentidos na África, após a união das raças com o pan-africanismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – F – F – F.
b)
V – V – F – F
c)
V – V – V – F
d)
V – V – F – V
e)
V – V – V – V
2)
"Ele nasceu livre. Mahommah Gardo Baquaqua, como muitos outros africanos escravizados nas Américas, teve uma cidade natal, uma família e em alguma parte de sua juventude sofreu com a violência da guerra. Ele foi escravizado e exportado através do porto de escravos mais importante na África Ocidental, o porto de Uidá (Whydah), no reino de Dahomey. Foi então enviado para o Brasil em um tumbeiro (navio negreiro) e descarregado em uma praia no norte de Pernambuco em 1845 [...] Como membro de uma família muçulmana na África, Baquaqua aprendeu a escrever em árabe e ajami. No Brasil ele aprendeu português, assim como algum francês e créole haitiano durante os dois anos que passou no Haiti. Em Nova York, ele aprendeu inglês o suficiente para ler e escrever cartas, quando em 1854 publicou sua autobiografia em Detroit, com a ajuda de seu editor Samuel Moore".
Com base no conteúdo sobre fontes para história africana e do trecho apresentado, considere as afirmativas a seguir:
I) Um dos argumentos utilizados para negar a história do continente africano era a inexistência de fontes escritas por africanos.
II) A produção cultural africana data de tempos antigos.
III) As tradições orais começaram a ser utilizadas para estudos recentemente com novas metodologias de trabalho.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas II.
c)
apenas III.
d)
apenas I e II
e)
I, II e III.
3)
Observe a imagem a seguir:
A imagem acima é de Sarah Baartman, uma africana que foi exposta em feiras de "fenômenos humanos" e tornou-se símbolo do racismo colonial, que em muito se baseou no chamado "racismo científico".
Considerando a imagem e o conteúdo estudado, avalie as asserções abaixo e relação entre elas proposta:
I) A aspecto exótico e sexualizado da população negra africana sempre foi proeminente, independente da perspectiva europeia.
PORQUE
II) Embora saibamos que o imperialismo eurocêntrico tenha sido prejudicial culturalmente, algumas características fazem parte do DNA da África.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
1 – a) V – F – F – F.
Para o filósofo e escritor anglo-ganês Kwame Anthony Appiah, o conhecimento a respeito da África também atravessou um importante processo de descolonização, em consonância com a realidade apresentada pelo continente nas últimas décadas.
2 – e) I, II e III.
Para a negação da história do continente africano, um dos argumentos mais utilizados envolve a inexistência de fontes escritas pelos africanos, mesmo que a produção cultural africana seja datada dos primórdios da humanidade.
3 – d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O imperialismo eurocêntrico foi bastante prejudicial no contexto cultural, mas é preciso considerar também que algumas características eram constituintes do DNA da África.
Bons estudos!
Resposta:
alguém tem av1 história da África??