Sociologia, perguntado por michell1979, 10 meses atrás

Leia, a seguir, um trecho da obra de Max Weber.
A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado comando, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. Pode depender diretamente de uma situação de interesses, ou seja, de considerações utilitárias de vantagens e inconvenientes por parte daquele que obedece. Pode também depender de mero ‘costume’, do hábito obtuso de um comportamento inveterado. Ou pode fundar-se, finalmente, no puro afeto, na mera inclinação pessoal do dominado. Não obstante, a dominação que repousasse apenas nesses fundamentos seria relativamente instável. Nas relações entre dominantes e dominados, por outro lado, a dominação costuma apoiar-se internamente em bases jurídicas, nas quais se funda a ‘legitimidade’, e o abalo dessa crença na legitimidade costuma acarretar consequências de grande alcance.
WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação legítima. In: CASTRO, Celso. (Org.). Textos básicos de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. p. 58.

Acerca dos conceitos de dominação e poder de Max Weber, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( )Weber faz distinção entre dominação e poder para enfatizar a importância da obediência nas relações políticas, isto é, da capacidade do dominante de fazer com que suas ordens sejam seguidas pelos dominados.

( )A dominação é natural para Weber. Trata-se, para o autor, da imposição da força acatada normalmente por quem obedece.

( )Uma ordem, de acordo com o argumento de Weber, só é seguida se sua imposição for entendida como legítima pelos dominados.

( ) Na perspectiva de Weber, tanto o poder quanto a dominação manifestam-se por meio da racionalidade e do cálculo, os quais avaliam ganhos e perdas. Portanto, para o autor, emoções e sentimentos não influenciam a realidade política.

( )Ter algum recurso a mais, para Weber, é fundamental para se ter poder. No entanto, a efetiva realização do poder é uma probabilidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
12

V-V-V-F-V.

O conceito de poder e de dominação, para Max Weber, o poder está diretamente ligado a sociedade e as relações entre os indivíduos, ou seja, a partir do poder a sociedade se mantém equilibrada.

Em sua tipologia de dominação, Weber distinguia os conceitos de poder e dominação. Para ele, poder é a capacidade de impor a vontade, e a dominação é a probabilidade de encontrar obediência.

Além disso, a maneira de impor a vontade e ditar as regras numa relação social pode variar.

Perguntas interessantes