Leia a seguir um o trecho do texto-base (LOMBARDI, 2008), apresentado na Semana 1: “É a periodização que expressa o entendimento de como ocorrem as mudanças estruturais, globais e profundas – as transformações históricas – e como se dá a transição de um período para o outro.” Neste sentido, a periodização da educação do Brasil que tem como marco inicial a chegada dos jesuítas: deriva de uma observação empírica e baseia-se na realidade externa. é uma imposição curricular regulamentada pela BNCC. é uma convenção que reconhece que os processos no Brasil se relacionam ao contexto mundial. reconhece que a catequização dos índios inaugura a transmissão de conhecimentos no país. reforça a importância do ensino religioso no período das Grandes Navegações.
Soluções para a tarefa
A periodização da educação do Brasil é uma convenção que reconhece que os processos no Brasil se relacionam ao contexto mundial.
Explicação:
Isso acontece pois, muitas vezes mudanças externas ao nosso país, com impactos em diferentes países também marcam e impactam em situações brasileiras. Pois, mesmo longe, os países se conectam devido a diversos adventos, sejam em inspirações ou em questões como novas leis ou que impactam economicamente, devido a acordos estabelecidos entre os diferentes países.
Dessa forma, a periodização que é marcada em nosso país, também é determinada por situações externas ao nosso país, devido ao impacto que elas geram.
Portanto, alternativa correta: é uma convenção que reconhece que os processos no Brasil se relacionam ao contexto mundial.