Leia, a seguir, um fragmento do discurso pronunciado por Benito Mussolini sobre o fascismo: “O fascismo não crê nem na possibilidade, nem na utilidade de uma paz perpétua. Só a guerra leva ao máximo de tensão todas as energias humanas e marca com um sinal de nobreza os povos que têm a coragem de afrontá-la. Para nós, fascistas, a vida é um combate contínuo e incessante. [...] O princípio essencial da doutrina fascista é a concepção de Estado. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado. O indivíduo está subordinado às necessidades do Estado e, à medida que a civilização assume formas cada vez mais complexas, a liberdade do indivíduo se restringe cada vez mais. Nós representamos um princípio novo nítida, categórica, definitiva da democracia, da plutocracia, da monarquia, em suma, [...] dos imortais princípios de 1789.” Considerando o discurso de Mussolini, com base no conceito de razão comunicativa, conforme o pensamento de Habermas, é correto afirmar que este discurso:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Confirma os valores democráticos de igualdade entre os sujeitos e de participação de todos nas decisões sobre os rumos do Estado
Sobre o discurso de Mussolini e o conceito de racionalidade comunicativa de Habermas, a alternativa E está correta.
O conceito de fascismo e seus aspectos
Segundo Habermas, a razão humana possui uma dimensão comunicativa que nos obriga a considerar as relações interpessoais em um nível moral, pois quando a razão é colocada em um contexto comunicativo, ela nos obriga a exercer um conjunto de pressupostos morais, tais como: sinceridade, respeito, liberdade, etc.
Assim, permite-nos passar da filosofia social à teoria social ao colocar a razão no mundo da vida e no ato de comunicação na sociedade civil.
Leia mais sobre o fascismo e Habermas em: https://brainly.com.br/tarefa/17840773