Leia a seguir um fragmento de Amor de Perdição (1862), de Camilo Castelo Branco, um dos exemplares mais representativos do Ultrarromantismo português. Ao romper d’alva dum domingo de junho de 1803, foi Teresa chamada para ir com seu pai à primeira mis- sa da igreja paroquial. Vestiu-se a menina, assustada, e encontrou o velho na antecâmara a recebê-la com muito agrado, perguntando-lhe se ela se erguia de bons humores para dar ao autor de seus dias um resto de velhice feliz. O silêncio de Teresa era interrogador. − Vais hoje dar a mão de esposa a teu primo Baltasar, minha filha. É preciso que te deixes cegamente levar pela mão de teu pai. Logo que deres este passo difícil, conhe- cerás que a tua felicidade é daquelas que precisam ser impostas pela violência. Mas repara, minha querida filha, que a violência dum pai é sempre amor. Amor tem sido a minha condescendência e bra
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
"Amor e perdição" compreende uma obra de Camilo Castelo Branco, e que até tempos atuais, é considerada uma verdadeira novela inerente ao ultrarromantismo.
As características que permitem tal informação é representado pelas seguintes características: exaltação dos sofrimentos amorosos dos jovens, mas também, apresenta a morte como a verdadeira solução para todos os conflitos existentes, sempre buscando uma fuga.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás