leia a seguir os tipos de encontro de vocálico agora escreva as palavras das atividades 1e2cujas sílabas separou que correspondam a cada encontro
Soluções para a tarefa
Resposta:
A palavra é composta basicamente por fonemas e letras. Estas, por sua vez, são classificadas em vogais, semivogais e consoantes. A base de toda sílaba é a vogal, logo, é correto afirmar que não existe sílaba sem vogal. A partir dessa afirmação, surge uma pergunta, é possível uma sílaba possuir duas vogais? Acompanhe as explicações:
O encontro vocálico é a presença na mesma sílaba, ou em sílabas diferentes, de dois sons vocálicos (Atenção! Sons vocálicos, e não vogais). O que isso significa? Que é um equívoco afirmar que no encontro vocálico há a presença de duas vogais. Isso não pode acontecer, e a explicação é simples: cada sílaba só possui um núcleo, ou seja, uma vogal. Portanto, o encontro vocálico acontece quando uma vogal e uma semivogal encontram-se na mesma sílaba sem que entre elas haja uma consoante.
O encontro vocálico divide-se em ditongo, tritongo e hiato. A seguir, acompanhe a definição de cada um deles:
Ditongo
É o encontro na mesma sílaba entre uma vogal e uma semivogal. Existe uma grande dificuldade em diferenciar vogal de semivogal porque, em geral, todas podem exercer os mesmos papéis, logo, a única maneira para diferenciá-las é pronunciar as palavras e reconhecer quem está exercendo a função de núcleo da sílaba e quem não está. Por que considerar isso é importante? É simples, a vogal, por ser base ou núcleo da sílaba, será pronunciada de forma clara, forte; enquanto o som da semivogal ficará menos nítido.