Leia a seguir o trecho de um artigo:
O cientista esteve no centro de uma polêmica sobre a natureza do experimento e seus resultados.Gerou incômodo por provar que a maioria das pessoas não sabe diferenciar se está agindo por vontade própria ou meramente em resposta à determinação de uma autoridade, e, especialmente em situações de crise, pode delegar decisões importantes a figuras de autoridade. Em certas condições, indivíduos passam a perceber a si mesmo apenas como uma engrenagem de um sistema maior, sob o qual não têm influência, mas no qual exercem um papel.
(WOOD JR., T. A lição de Stanley Milgram. Carta capital, 13 abr. 2016. Opinião. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2016.):
Após a leitura do trecho, assinale a alternativa que faz uma afirmação correta sobre ele:
Escolha uma:
a.
A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois a locução verbal deveria estar no plural, “não sabem”, concordando, assim, com o núcleo do sujeito “pessoas”.
b.
A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois o verbo deve sempre concordar com o núcleo do sujeito, e não com o partitivo.
c.
b) A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está correta, pois o verbo deve sempre concordar com o partitivo, e não com o núcleo do sujeito.
d.
A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois “pessoas” deveria estar no singular, concordando com o verbo.
e.
A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está correta, mas a locução verbal também poderia estar no plural, “não sabem”,concordando, assim, com o núcleo do sujeito “pessoas”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
103
Alternativa E, pois quando o sujeito é formado por partitivo (nesse caso, "a maioria das") seguido de substantivo ou pronome no plural (nesse casso, "pessoas"), o verbo pode ficar no singular ou plural.
guimsborba:
correto!
Respondido por
8
Resposta:
pois quando o sujeito é formado por partitivo (nesse caso, "a maioria das") seguido de substantivo ou pronome no plural (nesse casso, "pessoas"), o verbo pode ficar no singular ou plural. essa é a resposta
Explicação:
Perguntas interessantes