Leia a seguir o trecho de um artigo:
O cientista esteve no centro de uma polêmica sobre a natureza do experimento e seus resultados.Gerou incômodo por provar que a maioria das pessoas não sabe diferenciar se está agindo por vontade própria ou meramente em resposta à determinação de uma autoridade, e, especialmente em situações de crise, pode delegar decisões importantes a figuras de autoridade. Em certas condições, indivíduos passam a perceber a si mesmo apenas como uma engrenagem de um sistema maior, sob o qual não têm influência, mas no qual exercem um papel.
Após a leitura do trecho, assinale a alternativa que faz uma afirmação correta sobre ele:
a. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está correta, pois o verbo deve sempre concordar com o partitivo, e não com o núcleo do sujeito.
b. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois “pessoas” deveria estar no singular, concordando com o verbo.
c. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está correta, mas a locução verbal também poderia estar no plural, “não sabem”,concordando, assim, com o núcleo do sujeito “pessoas”.
d. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois a locução verbal deveria estar no plural, “não sabem”, concordando, assim, com o núcleo do sujeito “pessoas”.
e. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois o verbo deve sempre concordar com o núcleo do sujeito, e não com o partitivo.
Soluções para a tarefa
c.- CORRETO
a. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está correta, pois o verbo deve sempre concordar com o partitivo, e não com o núcleo do sujeito. - ERRADO
b. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois “pessoas” deveria estar no singular, concordando com o verbo. - ERRADO
c. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está correta, mas a locução verbal também poderia estar no plural, “não sabem”,concordando, assim, com o núcleo do sujeito “pessoas”. - CORRETO
d. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois a locução verbal deveria estar no plural, “não sabem”, concordando, assim, com o núcleo do sujeito “pessoas”. - ERRADO
e. A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois o verbo deve sempre concordar com o núcleo do sujeito, e não com o partitivo. - ERRADO
A alternativa que faz uma afirmação correta sobre o trecho apresentado no enunciado é a letra C) A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está correta, mas a locução verbal também poderia estar no plural, “não sabem”, concordando, assim, com o núcleo do sujeito “pessoas”.
A concordância verbal se refere ao modo do verbo em relação ao sujeito, o qual deve estar corretamente empregado para que haja harmonia entre os diferentes termos empregados em uma oração, fazendo com que se tenha o correto sentido presente na frase. Ou seja, o verbo tem que concordar em número, gênero e grau com o sujeito.
Desvio de concordância pode ser definido como o momento em que há uma substituição de termos e estes deixam de concordar quanto ao verbo ou nome, dependendo do caso.
No entanto, não é isso que acontece no caso em questão, onde há concordância verbal por causa dos termos concordarem em gênero, número e grau. Mesmo assim, a locução verbal "também" poderia ser empregada de outra forma, para concordar com o termo "pessoas", que mesmo assim não haveria desvio de concordância.
Veja mais sobre concordância em:
brainly.com.br/tarefa/213641