leia a seguir o poema intitulado poesia, de carlos drummond de andrade. gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. no entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. ele está cá dentro e não quer sair. mas a poesia deste momento inunda a minha vida inteira. andrade, carlos drummond de. alguma poesia. poesia completa. rio de janeiro: nova aguilar, 2002. a partir da leitura do poema, pode-se afirmar seus versos tem como possível interpretação:
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
Alternativa 1: a ideia de que o eu-lírico tem em si a poesia, mas a consegue traduzir em palavras.
Alternativa 2: a noção de que o eu-lírico não sente a presença da poesia no ato de compor.
Alternativa 3: apesar de horas tentando escrever, o eu-lírico não conseguiu fazê-lo.
Alternativa 4: a ideia de que a poesia está dissociada do ato de compor o poema.
Alternativa 5: a afirmação de que a poesia não faz parte da vida do eu-lírico.
É correta a alternativa 1.
O poema reforça a ideia de que poesia e poema são duas coisas diferentes, sendo a poesia a ideia geral por trás da arte, o que inclui a inspiração do artista, e o poema o resultado específico deste exercício, que pode ou não ser produzido ao final de uma sessão de trabalho.
O eu-lírico tem em si a poesia (ele sente no fundo do seu ser uma emoção profunda), mas não conseguiu transformar este sentimento em um objeto tangível, de modo que a sua emoção é poética mesmo que não tenha produzido, ao final, um poema.
pergunta?
No poema de drummond ocorre a metalinguagem, ou seja, a linguagem nos versos se refere ao ato de fazer poesia. retire do poema palavras que, em sua significacao, se conectem a esse tema