Português, perguntado por Robson24062019, 3 meses atrás

Leia, a seguir, o poema concreto “Amortecedor”, de Márcia Regina Pires:

Sobre o gênero textual poema concreto, Corgosinho (2011, p.11) explica:



"O poema concreto constitui a elaboração de uma linguagem de ruptura frente às poéticas estabelecidas pela fórmula dos versos lineares, que produzem rimas através dos jogos homofônicos. Em seu lugar, ele se propõe como o signo verbivocovisual, uma nova unidade formada pelos signos verbal, vocal e visual, que o insere como escrita multilinear, a partir da ideia fornecida pelo poema."



Observe que a não linearidade da escrita do poema “Amortecedor” contribui com a formação dos sentidos (significados) de suas palavras.



Em seus estudos do capítulo “Multimodalidade e Hipertextos”, você teve a oportunidade de analisar alguns textos multimodais. Considerando esse estudo, analise o poema concreto “Amortecedor” e avalie as afirmativas, colocando F para as verdadeiras e V para as falsas.





( v) A disposição das palavras, no primeiro, segundo e terceiro versos, traz a constituição gradativa de formação da palavra “amortecedor”, título do poema. Para constituir esse caminho de construção, mas de forma gradativa, a palavra “amortecedor” é desfeita nesse início do poema em sua disposição gráfica.



( v ) No espaço vertical, em cada uma das três primeiras linhas subsequentes, temos uma palavra (“amor”, “tece”, “dor”); cada uma com sentido semântico diferente da palavra original (amortecedor). Nessa disposição, as palavras geram uma nova orientação sintática e de sentido, haja vista, que o verbo tecer, conjugado no presente indicativo (tece), no contexto, evidencia que o amor produz dor.



( v ) No quinto e no sexto versos, vemos, respectivamente a expressão “amor tece”, com palavras separadas e a expressão em sua forma unida “amortece”, ao serem colocadas próximas, ressaltam o significado contundente e singular de cada uma. Nesse momento, o poema toma uma nova orientação argumentativa, pois evidencia o amor como amortecedor, isto é, suavizador da dor de amor.



( v ) Os versos 8, 9 e 10, aliados à interpretação do texto como um todo, fazem-nos inferir, que o antídoto pode constituir-se do próprio agente em questão; a coisa que fere pode ser ela própria o seu antídoto: o amor tece dor, mas também amortece a dor de amor.



( v ) Constata-se, com exceção do artigo “o”, da conjunção “e”, da preposição “de” e da sua forma contraída “da”, o poema todo constitui-se da palavra “amortecedor” (das palavras que estão nela incluídas), mostrando o jogo lúdico dessa formação.





Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:



( x ) V, V, V, V, V


( ) V, F, V, V, V


( )F, V, V, V, V


( )V, V, V, V, F


( )V, F, V, F, V

Soluções para a tarefa

Respondido por robsonsilvavis
0

Resposta:

V, V, V, V, V corrigida no ava

Perguntas interessantes