Pedagogia, perguntado por erikinhaallves, 1 ano atrás

Leia, a seguir, alguns trechos de dissertações escolares adaptadas:

I. Fica evidente, portanto, a necessidade de se estabelecer limites à vaidade excessiva através dos meios de comunicação que, em vez de exibirem propagandas de incentivo à magreza e à prática de musculação, poderiam divulgar treinos e dietas que sejam de fato saudáveis. (Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2016. Adaptado.)
II. Em primeiro lugar, acho que a influência da TV e das celebridades em disseminar o mito do corpo perfeito ainda é grande. Não podemos negar o poder persuasivo da propaganda e da boa retórica que, aliado ao alcance massivo da TV, bombardeia milhões de cidadãos com imagens de beldades - normalmente alteradas digitalmente - posando ao lado de textos conativos. (Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2016. Adaptado.)

A partir da leitura dos trechos I e II, assinale a alternativa que faz uma afirmação correta sobre eles:

Escolha uma:
a. No trecho I, observa-se o uso da primeira pessoa do singular para expressar uma opinião, o que é adequado à dissertação argumentativa, enquanto no trecho II utiliza-se uma construção impessoal para introduzir uma opinião, o que não deve ocorrer nesse gênero textual.
b. Nos dois trechos, observa-se o uso de 1ª pessoa do singular para se introduzir uma opinião, o que é adequado à dissertação argumentativa, já que ela é um gênero textual argumentativo, logo, subjetivo.
c. No trecho I, observa-se o uso de uma construção impessoal para expressar uma opinião, o que é inadequado à dissertação argumentativa, enquanto no trecho II utiliza-se a primeira pessoa do singular para introduzir uma opinião, o que é exigido por esse gênero textual.
d. Nos dois trechos, observa-se o uso de construções impessoais para se expressar uma opinião, o que é adequado à dissertação argumentativa, já que ela é um gênero textual que preza a objetividade.
e. No trecho I, observa-se o uso de uma construção impessoal para expressar uma opinião, o que é adequado à dissertação argumentativa, enquanto o trecho II utiliza a primeira pessoa do singular para introduzir uma opinião, o que não deve ser usado nesse gênero textual.


erikinhaallves: No trecho I, observa-se o uso de uma construção impessoal para expressar uma opinião, o que é adequado à dissertação argumentativa, enquanto o trecho II utiliza a primeira pessoa do singular para introduzir uma opinião, o que não deve ser usado nesse gênero textual..

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
9
Bom dia!

e) . No trecho I, observa-se o uso de uma construção impessoal para expressar uma opinião, o que é adequado à dissertação argumentativa, enquanto o trecho II utiliza a primeira pessoa do singular para introduzir uma opinião, o que não deve ser usado nesse gênero textual.

Abraço!
Perguntas interessantes