Leia a seguir algumas decisões do Concílio de Trento.
I. "Se alguém disser que o homem se pode justificar para com Deus por suas obras [...] ou pela doutrina da lei, sem a divina graça adquirida por Jesus Cristo, seja excomungado".
V. "Se alguém disser que o livre arbítrio do homem está perdido e extinto depois do pecado de Adão, ou que ele é um simples nome sem objeto, ou que ele é uma ficção introduzida pelo demônio na Igreja, seja excomungado".
(ArtoIa, Miguel. Textos Fundamentais para Ia História. Madri. Alianza. 1985)
O objetivo do Concílio de Trento foi
a) ratificar as 95 teses de Lutero.
b) reafirmar a doutrina de salvação pela fé.
c) dar continuidade à venda abusiva de indulgências.
d) posicionar-se frente às críticas protestantes.
e) dar continuidade à venda simonia
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) posicionar-se frente às críticas protestantes.
Explicação:
O Concílio de Trento foi uma assembleia organizada pela Igreja Católica entre os anos de 1545 e 1563 com o objetivo de reorganizar os preceitos católicos, reagindo ao movimento de Reforma Protestante (alternativa d).
No Concílio, foi criada a Companhia de Jesus, e realizada a reorganização do Tribunal do Santo Ofício (Tribunal da Santa Inquisição) que perseguia a todos que questionasse a Igreja Católica, onde o indivíduo ser condenado à morte em uma figueira.
Foi criado também o Index, lista dos livros proibidos pela Igreja e realizado a reafirmação dos dogmas católicos. Os religiosos, membros da Companhia de Jesus, eram chamados de jesuítas e ficaram como os responsáveis por converter os gentios (povos não católicos).
No Brasil e em outras partes das América, realizavam o trabalho de conversão dos indígenas. Como exercia poder em várias partes dos mundo, tornou-se uma ordem religiosa com grande poder cultural e econômico.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/10115394