Leia, a seguir, a transcrição de um trecho de um depoimento disponível no site do Museu da Pessoa:
Eu queria comprar uma bicicleta pra mim estudar. Ele falou: “então você vai catar café pra você comprar a bicicleta.”. E eu... chegava da escola... Eu tava na quarta série. Chegava da escola, correndo, comia... almoçava correndo... A gente estudava de manhã. É... ajudava a minha mãe a fazer alguma coisa rápido e ia catar café. Trabalhada duas, três horas por dia só catando café, e catei café até que deu pra mim comprar uma bicicleta. Aí catei lá três ou quatro sacas de café, em coco, na época. Aí depois quem comercializava era o meu pai. Eu falei: “Leva pra vender pra mim.”. Aí ele levou aquela saca de café lá em Nova Rezende pra vender... e naquela época num tinha trator, era um carro de boi. Só que ele ia levar mais outras coisas em Nova Rezende e aí levou no carro de boi e vendeu o café pra mim comprar a primeira bicicleta. Deu pra eu comprar uma bicicleta e meia. Cê tá pensando assim: “Como comprar uma bicicleta e meia?”. Sobrou dinheiro que dava pra comprar metade de uma outra bicicleta. Aquilo lá pra mim foi uma grande novidade porque cê vê, eu consegui comprar uma bicicleta nova de café que eu catei.
(Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2016.)
A partir da leitura do trecho, assinale a alternativa que identifica o erro de oralidade que ocorre mais de uma vez nesta fala: Escolha uma: a. Falta de uniformidade entre o pronome e a conjugação verbal correspondente. b. O uso da redução pra em vez de para. c. Pleonasmos e repetições que não acrescentam nenhum sentido ao que está sendo dito. d. O uso do pronome oblíquo tônico mim como sujeito da oração. e. Variação de advérbio em relação a número e gênero.
Soluções para a tarefa
Respondido por
96
A resposta correta é: O uso do pronome oblíquo tônico mim como sujeito da oração..
congr20:
correto! obg.
Respondido por
0
O ERRO de oralidade que ocorre mais de uma vez nesta fala é:
d. O uso do pronome oblíquo tônico mim como sujeito da oração.
ERRO de oralidade
Esse equívoco ocorre em:
- "uma bicicleta pra mim estudar."
- "até que deu pra mim comprar uma bicicleta."
- "vendeu o café pra mim comprar a primeira bicicleta"
Nessas três ocorrências, o pronome "mim" foi empregado como sujeito. Mas isso não está correto segundo a norma padrão. Como "mim" é pronome oblíquo, só poderia ocupar posição de objeto, complemento verbal.
Assim, a escrita conforme a norma padrão seria:
- "uma bicicleta pra eu estudar."
- "até que deu pra eu comprar uma bicicleta."
Esse erro é muito comum quando a preposição "para" ocorre antes do verbo. O "mim" só poderia aparecer após a preposição "para" se não houvesse verbo depois.
Mais sobre o emprego de "eu" ou "mim" em:
https://brainly.com.br/tarefa/1958724
https://brainly.com.br/tarefa/25914333
Anexos:
Perguntas interessantes