Leia a seguir a reportagem da BBC Brasil, de Ruth Costas, sobre o aumento na procura das empresas por estagiários.
Crise faz procura por estagiários disparar
Com a estagnação da economia, está cada vez mais difícil encontrar trabalho - a não ser que você ainda esteja estudando.
Apesar do cenário econômico desanimador, muitos sites de oferta de emprego têm assistido a um aumento surpreendente da demanda por estagiários.
A Catho, por exemplo, diz que o número de vagas de estágio anunciadas nos primeiros cinco meses deste ano pela empresa teria passado de 30.382 para 41.215 - um aumento de 35,6%. Para se ter uma ideia, no mesmo período, a abertura de vagas na economia caiu 14,2% segundo cálculos de Raone Costa, economista da Catho-Fipe.
Na Cia de Talentos, o volume de vagas de estágio também teria crescido 25%. Já a Webestágios, agência online ligada ao Banco Nacional de Empregos (BNE), diz ter registrado um aumento da busca por estagiários de 15% a 20% no primeiro semestre deste ano.
Segundo Eraldo Vieira, especialista em recrutamento e seleção da Webestágio, o ponto alto da procura foi janeiro, quando houve um aumento de 216% sobre o mesmo período de 2014.
"Podemos dizer que as empresas estão fazendo um investimento no futuro, já que, no presente, a situação econômica está complicada", diz Vieira, acrescentando que o custo também contribui com o quadro.
Segundo dados do IBGE, divulgados nesta quinta-feira, o desemprego nas principais regiões metropolitanas brasileiras (medido pela Pesquisa Mensal de Emprego) subiu para 6,9% em junho. Em maio, a taxa foi de 6,7% e, no mesmo período do ano passado, de 4,8%. Foi o maior índice para um mês de junho desde 2010.
Salários mais baixos
Para Costa, da Catho-Fipe, a maior procura por estagiários faz parte de uma tendência mais ampla no mercado de trabalho ditada pelo imperativo da redução de custos: o achatamento dos salários.
"Os diretores estão sendo substituídos por gerentes, ou diretores que ganham menos, por exemplo", diz ele.
"No geral, não acho que as empresas estejam demitindo profissionais efetivos para contratar estagiários - até porque há regras sobre o programa de estágio que impedem essa substituição. Essa seria uma visão muito simplista. Mas, de fato, há uma tendência geral para a contratação de pessoas com salários mais baixos que parece estar favorecendo a entrada de estagiários nas empresas."
(Fonte: Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2016.)
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir:
I - O estágio é uma forma da empresa treinar um funcionário de acordo com as suas necessidades.
II - Aproveitar a energia de um estagiário não é uma opção para as grandes empresas, elas só buscam pessoas com experiência.
III - Estagiário é a porta de entrada para muitas organizações com culturas fortes.
IV - Ser estagiário é uma experiência enriquecedora para conhecer o mercado e as relações interpessoais.
Está(ão) correta(s):
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Esta correta I III IV
Perguntas interessantes