Leia, a seguir, a opinião de Guilherme Spadini, psiquiatra e psicoterapeuta, acerca da liberdade de expressão.
[...] a importância da liberdade de expressão não é apenas relativa. Nenhum outro direito teria sido sequer formulado, não fosse por ela. Pense: houve um tempo em que a escravidão era legal. As mulheres eram vistas como propriedade. As crianças tinham o dever de crescer e obedecer, mas nenhum direito. Homossexuais eram doentes ou pervertidos. Quando consideramos essa época é fácil imaginar que as pessoas eram más, perversas, ou burras. Mas não. Ou, melhor, elas eram tão más, perversas e burras quanto somos hoje. E todos esses absurdos pareciam tão normais e óbvios para elas quanto nos parecem errados hoje. Como foi possível mudar? Foi preciso outras opiniões, e a liberdade para expressá-las. Não há progresso social sem mudança cultural. E não há mudança cultural sem dissidência, sem contrariedade, sem desafio. [...]
O caminho a seguir não pode ser desenhado por ninguém, nenhum grupo, nenhum partido. Não pode ser privilégio de progressistas, nem de conservadores. Ele emerge desse caldo de vontades. Essa é a consciência social, filha da paixão, da revolta e da liberdade de cada um de nós. No exato momento em que alguém se vê no papel de decidir quais dessas opiniões são válidas, e quais não são, a consciência social está morta. Isso já não é mais direito ou liberdade, mas doutrinação e perseguição intelectual.
Coletânea Ética e Sociedade I, 2015, p. 20-21.
Atendo-se aos argumentos do autor, identifique as assertivas que sintetizam o ponto de vista dele sobre um destes assuntos: liberdade de expressão, consciência e progresso social:
I. O direito à liberdade de expressão tem garantido, na prática, outros direitos já adquiridos pelo homem ao longo dos anos.
II. A liberdade de expressar as diferentes opiniões é um dos fatores que contribuem para efetuar mudanças significativas na sociedade.
III. A consciência social é construída a partir da expressão, vontade e consciência de cada um, individualmente.
IV. Progresso social não se faz com doutrinação e perseguição intelectual, atitudes estas opostas ao direito ou à liberdade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Os argumentos dele parecem sintetizar com a II e a IV
Respondido por
0
As alternativas corretas são: I,II, III e IV.
A vida em sociedade pode ser observada como um conjunto de valores, costumes, linguagens e significações de um determinado grupo.
Sua relação com a sociedade, parte do pressuposto que nós, enquanto indivíduos, estamos em constante evolução, e, a cultura, por não ser estática também, ou seja, ela é dinâmica e acompanha os processos sociais, tendo a indústria cultural como um pilar nesse processo.
Por fim, o homem estimula o desenvolvimento da sociedade, dando forma a signos, valores, grupos sociais.
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás