Português, perguntado por Gleicyele1244, 1 ano atrás

leia a seguinte passagem do professor Othon Garcia, observando especialmente o papel de alguns conectivos presentes nela: "Na subordinação, não há paralelismo mas desigualdade de funções e de valores sintáticos. É um processo de hierarquização,em que o enlace entre as orações é muito mais estreito do que na coordenação. Nesta, as orações se dizem sintático, mas nem sempre semanticamente, independentes; naquela, as orações são sempre dependentes de outra, quer quanto ao sentido quer quanto ao travamento sintático."
a)Qual é o papel dos pronomes demostrativos nesta e naquela?
b)Qual a função da conjugação mas?
c)No segundo período, temos um mecanismo de coesão lexical e um mecanismo de coesão gramatical relacionados à subordinação. A ponte-os.
d)No mesmo período, estabelece-se uma comparação entre a subordinação e a coordenação. Explicite a estrutura gramatical que a realização.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
5

a) Os pronomes demostrativos "nesta" e "naquela" tem o papel de retomar os termos "coordenação" e "subordinação", respectivamente.

b) A conjunção "mas" tem a função de ligar as orações "as orações se dizem sintático" e "nem sempre semanticamente", estabelecendo relação de oposição entre elas.

c) A coesão lexical ocorre pela repetição de um mesmo termo, no caso, é o termo "orações". A coesão gramatical ocorre pelo uso de um termo que retoma outro, no caso, é o termo "outra".

d) A comparação é feita através da oposição entre os pronomes demonstrativos "nesta" (que se refere ao termo mais próximo - coordenação) e "naquela" (que se refere ao termo mais longe - subordinação).

Perguntas interessantes