Leia a seguinte citação sobre a AD: “Que fazer se os homens não são mais do que suportes”? PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi... et tal. 4ª. Ed. Campinas:Editora da Unicamp, 2009, p. 274. No que concerne à teoria discursiva, leia as asserções a seguir: Souza (2016, p. 150) afirma que pelo funcionamento das formações discursivas (FDs), do interdiscurso e da memória discursiva não é possível compreender o funcionamento da ideologia na constituição do sujeito e do sentido porque a evidência do sentido corresponde a um efeito da interpelação, ou seja, do indivíduo interpelado em sujeito pela ideologia. SOUZA, Renata Adriana. Linguística II. Maringá: Unicesumar, 2016. A respeito das asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – É falsa. Souza fez a afirmação que pelo funcionamento das formações discursivas (FDs), do interdiscurso e da memória discursiva é possível compreender o funcionamento da ideologia na constituição do sujeito e do sentido.
II – É verdadeira. O sentido é evidenciado por um efeito da interpelação, ou seja, do indivíduo interpelado em sujeito pela ideologia.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás