Física, perguntado por pamstee289, 8 meses atrás

Leia a reportagem apresentada a seguir.

Everest volta ao topo

Há quem pense que o K-2, da cadeia do Caracoram, seja o ponto terrestre mais alto, mas o Monte Everest é de fato o pico mais alto da Terra. A nova medição, que repõe as coisas nos devidos lugares, foi feita por cientistas italianos e obedeceu a técnicas de pesquisa por satélite aliadas aos métodos tradicionais. Verificou-se assim que o Everest, que se ergue na cordilheira do Himalaia, na fronteira do Nepal com a China, tem 8.872 m e não os 8.848 m que se supunha. Portanto, é 13 metros mais alto e não 11 metros mais baixo que o K-2, com seus 8.859 m medidos no ano passado.

As técnicas utilizadas pelos cientistas italianos, além de estabelecerem a verdade dos fatos, ajudam a entender melhor a colisão de placas, ocorrida nas profundezas da crosta terrestre há milhões de anos, que deu origem ao Himalaia. E talvez possam explicar também os movimentos geológicos que acontecem na Ásia, fazendo com que os picos do Himalaia cresçam cerca de 5 cm por ano. Quanto ao K-2, resta-lhe o consolo de ser o que sempre foi: o maior rival do Everest. O que já não é pouco.



Acesso em: 13 dez. 2019.

Com relação à colisão de placas mencionada no texto, que deu origem às montanhas do Himalaia, é correto afirmar que é um fenômeno

A
geologicamente antigo, em que o deslocamento da placa Indiana em direção ao norte fez com que essa se chocasse com a placa que forma o continente asiático.

B
com mais de 50 milhões de anos, em que a placa que forma o continente asiático se direcionou ao sul, chocando-se com a placa Indiana.

C
geologicamente considerado recente, com menos de 10 mil anos, em que a placa que forma o continente asiático se deslocou em direção ao sul, chocando-se com a placa Indiana.

D
com origem ainda na era Cenozoica, com mais de 50 milhões de anos, em que a placa Indiana, ao se desprender do supercontinente que formava, passou a se deslocar em direção ao norte, chocando-se com a placa tectônica que forma o continente asiático.

E
antigo, com mais de 50 milhões de anos, em que a placa Indiana se desprendeu da placa que forma o continente asiático e passou a se deslocar pelo oceano Índico em direção ao sul.

Soluções para a tarefa

Respondido por joaopedrolindao
161

Resposta:

LETRA A

Explicação:

PROVA ANGLO N SERVE PRA NADA ME AGRADECAM


FranciskaUwU: so serve pra dar ponto extra hiihhih
Usuário anônimo: Me passa o gabarito pfvvv
luccassalveai: prova AnGlO F d p
Usuário anônimo: ??????
meire32silva: preciso do gabarito da anglos
meire32silva: anglo*
meire32silva: sr_.ribeirosz
eduardomarquini: akkkkkkkkkkkkkk
Perguntas interessantes