Ed. Técnica, perguntado por deboraagata123, 10 meses atrás

Leia a reportagem a seguir, publicada na edição nº 428 da revista Saúde é Vital.
O elo entre zika vírus e microcefalia
Um dos dramas mais recentes na saúde brasileira foi o aparecimento do zika, vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue. No Nordeste do país, o ataque do vírus se fez sentir de uma maneira ainda mais trágica: ao infectar gestantes, o vírus induzia a malformação do sistema nervoso do feto, provocando a chamada microcefalia.
Figura central no estabelecimento dessa associação foi a epidemiologista Celina Turchi, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela capitaneou o estudo de caso, inédito no planeta, que confirmou as suspeitas de que o zika, e não outros fatores, era responsável por alterações fisiológicas e estruturais no sistema nervoso dos bebês em desenvolvimento. Estava batido o martelo: o vírus era o causador dos casos de microcefalia.


Disponível em . Acesso em 08 mai. 2018.

Com base na leitura, analise as afirmativas.
I. A pesquisa da Fiocruz foi realizada com 32 crianças com microcefalia e 64 crianças sem microcefalia, ou seja, 50% das crianças estudadas eram portadoras da doença.
II. De acordo com os estudos liderados por Celina Turchi, o vírus zika, disseminado principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, é o causador dos casos de microcefalia, e essa doença é da mesma família da dengue e da febre amarela.
III. Pela reportagem, estima-se que mais de 20% dos casos de infecção por zika no mundo ocorreram no Brasil.
É correto o que se afirma apenas em
A. I e III. B. II. C. III. D. II e III. E. I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
27

São falsas as afirmativas I e III. Considerando que a pesquisa foi realizada com 32 crianças com e 64 crianças sem microcefalia, foi realizada com 96 crianças ao todo. 50% de 96 seria 48, de modo que o número de crianças com microcefalia é menor que 50% do total, I  é falsa.

Se a pesquisa foi realizada com 32 crianças com e 64 crianças sem microcefalia, foi realizada com 96 crianças ao todo. 50% de 96 seria 48, de modo que o número de crianças com microcefalia é menor que 50% do total. Além disto, na reportagem lida não há qualquer menção àquilo que é mencionado em III, de modo que, com base nela, não podemos afirmá-lo.

II é verdadeira, sendo esta a conclusão principal da pesquisa, de modo a defender a hipótese de que o combate ao mosquito precisa ser reforçado.

É correta a alternativa B.


leandrotica: ta errado
Respondido por fabiacurti
43

Resposta:

C

Explicação

A afirmativa C( Pela reportagem, estima-se que mais de 20% dos casos de infecção por zika no mundo ocorreram no Brasil.) está correta.(verificada)

Perguntas interessantes