Leia a reportagem a seguir apresentada:
Crianças são flagradas trabalhando no centro de Maceió
Com a chegada do fim do ano e do período das férias escolares, a exploração do trabalho infantil pode ser vista com mais frequência em Maceió. Na manhã deste sábado (8), crianças vendendo água, aparelhos eletrônicos e produtos de beleza foram flagradas pela TV Gazeta, no centro da capital alagoana.
Os pais que acompanhavam as crianças disseram achar normal colocar seus filhos para trabalhar, o que chamou a atenção da Secretaria de Assistência Social do Município. Na próxima segunda-feira (10), o Conselho Tutelar intensificará a fiscalização no Centro e em ruas movimentadas de Maceió.
Parte das crianças abordadas pela reportagem da TV Gazeta afirmou que estava sem aula porque a escola que estudam está em reforma, outras falaram que foram trabalhar na rua para ajudar a família. Já os pais disseram que é melhor o filho estar ajudando nas vendas do que se drogando.
Segundo o secretário de Assistência Social, Francisco Araújo, a situação é lamentável e deve ser combatida através da conscientização das famílias. “Assim que identificarmos os responsáveis por essas crianças iremos notificá-los e se o caso se repetir, tomaremos as medidas jurídicas cabíveis. A medida mais drástica é a perda da guarda da criança”, disse.
De acordo com Araújo, o aumento da exploração do trabalho infantil cresce nesta época do ano, quando os pais levam seus filhos para ajudar nas vendas com o objetivo de reforçar a renda familiar. “É uma questão econômica, por isso faço um apelo para que a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas absorva essas crianças que estão sem aula”, disse.
A conselheira tutelar da Secretaria de Assistência Social de Maceió, Amélia Mendonça, apontou que existe uma forte questão cultural envolvida na exploração do trabalho infantil. “Muitos pais acham que os filhos devem ajudar a família na questão financeira, pois um dia eles também foram obrigados a colaborar. Preferem ver o filho trabalhando do que marginalizado”, afirmou.
Fiscalização
O secretário Francisco Araújo garantiu que na próxima segunda-feira (10), os conselheiros tutelares intensificarão as fiscalizações no centro da cidade.
“Essa fiscalização já acontece todos os dias, mas a partir de segunda-feira redobraremos a atenção. Temos o programa de Erradicação do Trabalho Infantil que em parceria com instituições ligadas às crianças ajuda a inibir essa prática ilegal”, disse.
Fonte: G1 AL. Exploração de trabalho infantil é flagrada no centro de Maceió. Disponível em: http://glo.bo/WQYYlw. Acesso em: 26 jan. 2018.
Como podemos analisar essa situação com base na teoria de Pierre Bourdieu? Contemple na sua resposta os conceitos de habitus.
Soluções para a tarefa
No caso podemos citar o conceito de habitus dada por Pierre Boudier.
Isso porque para ele o habitus consiste na relação entre aquilo que é interior e exterior ao individuo. A relação se dá quando o homem observar o exterior e internaliza aquilo e externaliza posteriormente aquilo que é do seu interior.
No caso, podemos perceber que a atitude dos pais em colocar as crianças para vender água é uma expressão de uma ideia de empreendedorismo que lhe é interior.
A norma social, no entanto, não entende assim, compreendo a atitude dos pais como exploração do trabalho infantil.
espero ter ajudado!
Olá, tudo bem
o exercício é uma interpretação de texto
Para bem interpretar um texto, você deve saber das linhas e entrelinhas que o autor escreveu.
Algumas dicas para interpretação de texto:
- leia sempre, o bom leitor é também um bom interpretador de texto;
- leia as perguntas primeiro, isso fará você entrar no texto focado;
- leia o texto tantas vezes forem precisas;
- faça um resumo do texto;
- converse sobre o texto.
vamos ao exercício:
Como podemos analisar essa situação com base na teoria de Pierre Bourdieu? Contemple na sua resposta os conceitos de habitus.
Para Bourdieu habitus "“sistema de disposições socialmente constituídas que, enquanto estruturas estruturadas e estruturantes, constituem o princípio gerador e unificador do conjunto das práticas e das ideologias características de um grupo de agentes” (FONTE PIERRE BOURDIEU)
Sua teoria é da igualdade buscando superar oposições, analisa o social como existindo sob duas modalidades: de um lado agentes sociais agindo como como habitus, de outro lado os próprios agentes sociais no mundo agindo sob a forma de objetos.
Essa situação, sob a luz de Bourdieu se enquadra na acomodação: crianças sempre trabalharam, mas pedir esmola nas ruas não é trabalho. Falta ação aos agentes sociais que somos todos nós, que estamos adaptados a este habitus.
Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25678510
Sucesso nos estudos!!!