Leia a reflexão de Joana Passos (2019) sobre a formação dos cânones na época da globalização:
Os mais consolidados e tradicionais padrões de produção, de leitura e do estudo da literatura se têm centrado num conjunto de obras e autores, agrupados a partir de um conceito de nação ou de comunidade, residentes num dado território. Por exemplo, se recuarmos séculos e considerarmos as sagas nórdicas, os clássicos greco-romanos, a literatura cortês medieval, tal como as batalhas do épico Mahabharata, todos estes exemplos de literatura canônica, de diferentes partes do mundo, se prendem a determinadas referências territoriais e políticas, no âmbito das quais decorrem os feitos de um herói, heroína ou grupo de heróis, de alguma forma envolvido(s) nas lutas do seu povo por um território, servindo o seu(s) Deus/deuses, e numa posição adjuvante ou oponente face às hierarquias de governação desse território. Assim, a criação de uma literatura nacional (por exemplo, a literatura alemã), ou relativa a uma comunidade transnacional (por exemplo, a literatura árabe), sempre esteve ligada a um projeto pedagógico, no sentido de fomentar a noção de identidade coletiva de um povo ou comunidade residindo num dado espaço (por vezes, imaginado) que reclama como seu. É a partir de uma projetada noção de identidade coletiva que se unem um território e uma sociedade, de cuja consolidação advêm as manifestações culturais, os valores de referência e a definição de estilos de vida dominantes. Se aceitarmos como fundamental este papel sociológico, pedagógico e formativo da literatura, é inegável a importância de coordenadas geopolíticas para se definirem cânones nacionais. Nesse contexto, que sistema literário e que cânone acolhem um escritor emigrante ou no exílio? Quem é o seu público? Tradicionalmente, em relação ao país de origem, o escritor migrante ou no exílio tende a ser encarado como um autor de segundo plano face a figuras presentes (não deslocalizadas) e atuantes no circuito do sistema literário nacional/local.
Considere as seguintes alternativas:
I. As literaturas canônicas se prendem a determinados espaços territoriais e políticos;
II. A criação de uma literatura nacional não está relacionada a um projeto pedagógico, mas somente a um determinado território;
III. Uma literatura nacional fomenta a criação de uma identidade nacional;
IV. A inserção de um escritor em exílio, em um cânone nacional, é conflitivo, devido a ficar difícil definir qual o público leitor desse escritor.
Após a leitura do texto de Passos, escolha a alternativa correta:
a. I-II-III-IV.
b. II- IV.
c. I-II-III.
d. III-IV.
e. II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
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Resposta:
letra d
Explicação:
tomara q esteja certo bom estudo :)
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