Leia a redação de Maria Moura, candidata que alcançou nota 1000 na redação do ENEM 2015.
A mulher vem, ao longo dos séculos XX e XXI, adquirindo valiosas conquistas, como o direito de votar e ser votada. Entretanto, a violência contra este gênero parece não findar, mesmo com a existência de dispositivos legais que protegem a mulher. A diminuição dos índices deste tipo de violência ocorrerá no momento em que os dispositivos legais citados passarem a ser realmente eficazes e o machismo for efetivamente combatido, desafios esses que precisam ser encarados tanto pelo Estado quanto pela sociedade civil.
A Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, por exemplo, são dispositivos legais que protegem a mulher. Entretanto, estes costumam ser ineficazes, visto que a população não possui esclarecimentos sobre eles. Dessa forma, muitas mulheres são violentadas diariamente e não denunciam por não terem conhecimento sobre as ditas leis e os agressores, por sua vez, persistem provocando violências físicas, psicológicas, morais, etc., por, às vezes, não saberem que podem ser seriamente punidos por suas ações.
Somado a isso, o machismo existente na sociedade brasileira contribui decisivamente para essa persistência. Na sociedade de caráter patriarcal em que vivemos é passado, ao longo das gerações, valores que propagam a ideia de que a mulher deve ser submissa ao homem. Essa ideia é reforçada pela mídia ao apresentar, por exemplo, a mulher com enorme necessidade de casar, e, quando consegue, ela deve ser grata ao homem, submetendo-se, dessa forma, às suas vontades. Com isso, muitos homens crescem com essa mentalidade, submetendo assim, suas esposas aos mais diversos tipos de violência.
Visto isso, faz-se necessária a reversão de tal contexto. Para isso, é preciso que o Poder Público promova palestras em locais públicos nas cidades brasileiras a fim de esclarecer a população sobre os dispositivos legais existentes que protegem a mulher, aumentando, desse modo, o número de denúncias. Aliado a isso, é preciso que as escolas, junto com a equipe de psicólogos, promovam campanhas, palestras, peças teatrais, etc. , que desestimulem o machismo entre crianças e adolescentes para que, a longo prazo, o machismo na sociedade brasileira seja findado. Somado a isso, a população pode pressionar a mídia através das redes sociais, por exemplo, para que ela passe a propagar a equidade entre gêneros e pare de disseminar o machismo na sociedade.
1. Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função é: *
1 ponto
a) apresentar as leis de defesa da mulher.
b) alertar sobre os riscos os riscos que as mulheres sofrem.
c) divulgar a o trabalho do governo em favor das mulheres.
d) revelar os altos índices de acidentes de mortes por feminicídio.
e) conscientizar sobre a necessidade de toda a sociedade se engajar na luta contra a violência contra a mulher.
2. O segundo e o terceiro parágrafos do texto, são os dois parágrafos de desenvolvimento, em que a candidata explora os argumentos. Que tipos de argumentos ela escolheu usar no segundo e terceiro parágrafos, respectivamente? *
1 ponto
a) argumento por evidência e argumento por causa e consequência.
b) argumento de autoridade e argumento por comparação.
c) argumento por ilustração e argumento por evidência.
d) argumento por causa e consequência e argumento por evidência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. e) conscientizar sobre a necessidade de toda a sociedade se engajar na luta contra a violência contra a mulher.
2. a) argumento por evidência e argumento por causa e consequência.
Explicação: classroom
1. A correta é a letra E: conscientizar sobre a necessidade de toda a sociedade se engajar na luta contra a violência contra a mulher.
A redação que tirou 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio teve como função conscientizar a população sobre a importância de todos trabalharem em prol da luta contra a violência contra a mulher.
Na produção textual, a autora explicitou bem sobre a luta da mulher, que começou com o direito ao voto.
Em seguida, apresenta dados sobre a Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio, criadas para combaterem os crimes contra a mulher.
2. A correta é a letra A: argumento por evidência e argumento por causa e consequência.
Os argumentos usados pela candidata foram de evidência, também conhecido como argumento de comprovação.
Nesse tipo de argumento, a autora trouxe dados relevantes para a discussão como a Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio, para sustentar a sua tese.
Abraços!