Leia a passagem de texto:
“Dessa forma, a Educação Física foi e continua se transformando quanto aos aspectos de sua fundamentação teórica para a prática pedagógica, embora a sua base original, ou seja, os conhecimentos biológicos, ainda apresentem a maior influência na formação profissional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KUNZ, E.; SEVEGNANI, P. Conteúdo, metodologia e avaliação do ensino de educação física. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2014. p. 37.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Abordagens pedagógicas: definições e conceitos sobre as tendências pedagógicas que predominantes na Educação Física escolar, analise as opções:
I. A tendência de biologização, que explica o ser humano somente pelo caráter biológico.
II. A tendência histórico-crítica, que centraliza o aluno no processo de ensino-aprendizagem, buscando autonomia social e cultural.
III. A tendência militarista, que enfatiza a promoção da coragem, da vitalidade, do heroísmo e a disciplina exacerbada.
IV. A tendência de psicopedagogização, que analisa os alunos de acordo com o significado atribuído pelas instituições.
São corretas apenas as afirmativas:
A
I e II
B
I e III
C II e IV
D
III e IV
E
I, II e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
E) I, II e IV.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Correta. A explicação do ser humano apenas pelo caráter biológico é feita pela tendência de biologização.
II – Correta. A centralização do aluno no processo de ensino-aprendizagem visando a autonomia social e cultural é a denominada de tendência histórico-crítica.
III – Incorreta. A tendência militarista não enfatiza a promoção da coragem, da vitalidade, do heroísmo e a disciplina exacerbada.
IV – Correta. A análise dos alunos conforme o significado atribuído pelas instituições é denominada de tendência de psicopedagogização.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás