Leia a passagem a seguir.“O extrativismo mineral é a atividade econômica que extrai minérios do solo, dos rios e dos mares.”Um exemplo do extrativismo mineral é:
2 pontos
A) Pesca predatória
B) Retirada do sal marinho
C) Coleta do acaí da Amazônia
D) Extração do coco do Babaçu.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O extrativismo mineral é caracterizado pela exploração de recursos minerais do subsolo, como o ouro, manganês, diamante, bauxita, minério de ferro, água mineral, petróleo, cobre, cobalto, urânio, prata, entre tantos outros.
O extrativismo mineral tem por característica a alteração drástica do ambiente onde é realizado. Tem por fim o uso direto ou indireto.
Ele é direto quando, como no caso da água mineral, o produto mineral extraído é utilizado em sua forma natural. É considerado indireto, que é o que ocorre na extração da maioria dos minerais, quando o produto extraído é destinado a indústrias para passar por transformações, que darão origens a produtos com maior valor agregado. A tecnologia de extração também pode variar entre simples e mais complexa.
Este tipo de extrativismo, responsável em grande parte pela degradação da natureza e ao mesmo tempo pela sustentação da maior parte do desenvolvimento industrial e pelo progresso do bem-estar social, é sem dúvida uma das mais importantes atividades do mundo atual.
O extrativismo mineral no Brasil é uma importante fonte de recursos para a economia do país, já que o Brasil é um dos grandes exportadores de minérios no mundo.
Por ter um território extenso, o Brasil desfruta de ampla variedade de recursos naturais para utilização interna e comércio externo. No entanto, o país não é autossuficiente em tudo e, em alguns casos, precisa também adquirir tais tipos de produtos.
Uma das críticas feitas ao extrativismo mineral no Brasil é de que vendemos o minério para comprar o produto que é com ele fabricado, perdendo deste modo a possibilidade de utilizar o recurso mineral em território nacional para vendê-lo com maior valor agregado.
Explicação: