Leia a passagem a seguir:
“[...] Lutero conquistou o apoio da maioria dos príncipes e foi absolvido. O imperador, porém, o considerou herege e mandou queimar seus escritos. Lutero, por sua vez, refugiou-se no castelo de um amigo e lá traduziu a Bíblia para o alemão, o que permitiu a muitas pessoas o acesso direto às mensagens bíblicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 2013, p.301. Considerando a citação acima e o livro-base História da Filosofia no Brasil sobre o cristianismo e a Reforma Protestante, leia as sentenças a seguir e assinale a afirmativa correta.
A A Reforma Protestante teve início em Portugal e o líder neste país foi João Calvino.
B A Reforma Protestante alcançou os Estados Unidos da América e o pensamento que predominou nesse país foi o calvinismo.
C A Reforma Protestante por meio da doutrina calvinista combateu os princípios capitalistas, sobretudo a crítica à ideia de lucro.
D A Reforma Protestante não teve nenhuma influência ou contribuição para vinda dos jesuítas para o Brasil Colônia.
E Com a Reforma Protestante é permitida, no Brasil Colônia, a livre manifestação de pensamento religioso.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa D.
A Reforma Protestante tem o seu início simbólico (já apresentava, desde a Idade Média, uma série de "sinais) em 1517, quando Lutero publica as suas 95 Teses na Catedral de Wittenberg (na atual Alemanha).
Dividiu ideologicamente a Europa, estando de um lado os católicos e, do outro, os reformistas, que passaram a integrar diversas interpretações do que seria o Cristianismo adequado, tendo a interpretação de João Calvino, por meio dos puritanos, sido a mais comum dentre os primeiros colonizadores europeus dos Estados Unidos.
Resposta: A resposta correta é a B, sem sombra de dúvida e a D está errada.
Explicação: Martinho Lutero foi o líder da Reforma Protestante na Alemanha. A afirmativa B é verdadeira porque “[...] os Estados Unidos passaram a ser influenciados pelas ideias capitalistas do calvinismo, outra doutrina protestante, a qual pregava a teoria da predestinação e defendia a ideia de lucro, motivo pelo qual ganhou o apoio da burguesia. Seguindo essa visão, os norte-americanos passaram a se considerar os ‘eleitos’, e assim as raças consideradas inferiores, da América Latina, deveriam servir a eles”.