Leia a passagem a seguir:
“Cada pessoa singular está realmente presa; está por viver em permanente dependência funcional de outras; ela é um elo nas cadeias que ligam outras pessoas, assim como todas as demais, direta ou indiretamente, são elos nas cadeias que as prendem. Essas cadeias não são visíveis e tangíveis como grilhões de ferro. São mais elásticas, mais variáveis, mais mutáveis, porém não menos reais, e decerto não menos fortes. E é a essa rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação a outras, a ela e a nada mais, que chamamos sociedade” (ELIAS, 1994, p. 21).
Em nossos estudos, tratamos da relação entre indivíduo e sociedade no processo de desenvolvimento humano e social. Fazem parte dessa relação organizações sociais e estruturas sociais, que, apesar de toda a similaridade, são coisas diferentes. Assim, para o processo de construção do indivíduo nesses espaços, é correto afirmar que:
Grupo de respostas da pergunta
As estruturas são rígidas no tempo e no espaço, agindo como determinantes sociais sobre o indivíduo, mas deixam clara a possibilidade de romper com os papéis sociais.
A estrutura social pode ser percebida enquanto a forma como os homens conduzem suas relações sociais e não leva em consideração questões como período temporal, responsabilidade e representatividade com grupos sociais.
A organização social dificulta o rearranjo comportamental dos indivíduos no que tange aos papéis sociais ancorados em vontades muito mais restritas do que o coletivo.
São nas estruturas sociais que ocorrem os ininterruptos conflitos sociais condicionantes para movimentos sociais de grupos não majoritários, demonstrando o ouvir das vontades individuais frente às imposições do coletivo.
A organização social trata-se de algo mais flexível do que as estruturas e de um lugar que permite, em certa medida, dar voz ao indivíduo e suas vontades, tendo significativo efeito sobre o coletivo por desencadear um processo de luta que promove mais facilmente alterações na ordem social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A organização social trata-se de algo mais flexível do que as estruturas e de um lugar que permite, em certa medida, dar voz ao indivíduo e suas vontades, tendo significativo efeito sobre o coletivo por desencadear um processo de luta que promove mais facilmente alterações na ordem social.
Explicação:
As estruturas sociais tratam-se de parâmetros rígidos no tempo e no espaço que permitem um processo de produção e reprodução contínuo da sociedade. A estrutura comumente tem dificuldades de sofrer quaisquer influências dos indivíduos. A organização social, por sua vez, é algo mais flexível e permite, em certa medida, dar voz ao indivíduo e suas vontades, tendo, por isso, significativo efeito sobre o coletivo.
As instituições sociais funcionam como um aparelho do Estado. A partir dessa base a última alternativa está correta.
As organizações sociais se fundamentam em estruturas que permitem a voz do indivíduo como parte do todo, ou seja, o coletivo é o que fundamenta a sociedade.
Para ser direto, não é possível que uma sociedade exista sem um estado, pois o mesmo precisa de um soberano para atuar, tanto na punição quanto na formação do indivíduo.
Por fim, o estado moderno pode ser observado como um conjunto de atividades dos veículos de interação social com o indivíduo.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/1879998