História, perguntado por vc497160, 7 meses atrás

Leia a página 214 do livro “O ‘Milagre econômico’” e complete o quadro resumo:
a) Ministro responsável?
→_______________________________________________________________________________________________
b) Medidas do governo que impulsionaram o crescimento:
→_______________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
c) Salários dos trabalhadores:
→_________________________________________

Soluções para a tarefa

Respondido por jonasGrover
1

Resposta:

Delfim Netto

Explicação:

b) o governo adotou medidas de inspiração keynesiana, aumentado o investimento nas empresas estatais, agora recapitalizadas graças à política da chamada verdade tarifária (isto é, fixação das tarifas sem influências políticas), que as tornavam lucrativas e competitivas - conceito esse que foi amplamente defendido pelos economistas e intelectuais brasileiros da época.

O Estado investiu muito na indústria pesada, siderurgia, petroquímica, construção naval e geração de energia hidrelétrica. O sucesso dessa política econômica logo se tornou evidente: o crescimento da produção de bens duráveis de consumo no Brasil daquele período alcançou a taxa média de 23,6% ao ano, e o de bens de capital 18,1%. As empresas estatais cresceram e, bem administradas, obtiveram lucros imensos.

c) Em 1979, apenas 4% da população economicamente ativa do Rio de Janeiro e São Paulo ganha acima de dez salários mínimos. A maioria, 40%, recebe até três salários mínimos. Além disso, o valor real do salário mínimo cai drasticamente. Em 1959, um trabalhador que ganhasse salário mínimo precisava trabalhar 65 horas para comprar os alimentos necessários à sua família. No final da década de 70 o número de horas necessárias passa para 153. No campo, a maior parte dos trabalhadores não recebe sequer o salário mínimo

Perguntas interessantes