Leia a notícia, publicada em um portal de notícias em novembro de 2012.
Quase um século depois, vencedores lembram fim da Primeira Guerra Mundial
Às 11h do dia 11, do mês 11, os vencedores da Primeira Guerra Mundial lembraram neste domingo (11) o armistício que encerrou há 94 anos um dos conflitos mais devastadores da história, o qual, segundo diferentes pesquisadores, pode ter causado a morte de até 31 milhões de pessoas.
Desde então, os principais países vencedores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), especialmente a França e o Reino Unido, prestam homenagens aos seus soldados mortos com cerimônias solenes, que até pouco tempo atrás ainda contavam com a presença dos veteranos sobreviventes. [...]
EFE. In: G1 Mundo. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015.
a) Além dos países citados na notícia, qual outro país pode ser considerado “vencedor” da Primeira Guerra Mundial?
b) Aponte o país que, além de perder a guerra, foi considerado o grande “culpado” pela guerra.
c) Por que foi injusto apontar um “culpado” pela guerra?
d) Aponte duas razões para esta guerra ter provocado um número tão grande de mortos.
Soluções para a tarefa
a) Os Estados Unidos.
b) A Alemanha.
c) Porque os principais países envolvidos na guerra contribuíram para sua eclosão. Pensavam em usar a guerra para provar sua superioridade e tomar mercados dos concorrentes. Neste sentido, todos foram culpados.
d) Um grande número de países estiveram envolvidos na Primeira Guerra Mundial. Somado a isso, também temos as novas tecnologias, que permitiam que os ataques (com aviões, metralhadores, gás) provocassem um grande número de mortos.
Resposta:
Explicação:
A) EUA B) Alemanha C) Todos foram culpados. Todos os países envolvidos viram a oportunidade de hegemonia e conseguir mercados já tomados por seus inimigos. D) Vários países tiveram envolvimento na guerra, sendo assim, varias pessoas envolvidas. No seculo XX, aviões, armas de fogo,gases tóxicos etc. já existiam, o que ajudou a causar mais mortes