Sociologia, perguntado por caoquefigueiredo12, 10 meses atrás

Leia a notícia abaixo e responda à questão a seguir:


EUA reabrem, após 63 anos, caso do assassinato de jovem negro que expôs a brutalidade da segregação racial
Mulher confessa, meio século depois, que mentiu ao júri que absolveu os dois homens brancos que lincharam Emmett Till. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos reabriu a investigação sobre o brutal assassinato de Emmett Till, um menino negro de 14 anos que foi sequestrado e linchado em 1955 no Mississippi. O rosto completamente desfigurado e o corpo mutilado do adolescente expuseram com ferocidade ao resto do país e do mundo a repressão contra os negros no sul dos Estados Unidos. O assassinato contribuiu para o surgimento do movimento pelos direitos civis, que acabou com a segregação legal dos afro-americanos. Um júri do Mississippi, composto apenas por cidadãos brancos, inocentou os dois assassinos brancos, já falecidos. Mas, falando a um investigador que escrevia um livro sobre o caso, a mulher de um deles admitiu que mentiu ao juiz, o que motivou esperanças de obter justiça mais de 60 anos depois.

Aesso em: 15 out. 2018.

A partir da notícia apresentada e da história da segregação racial nos EUA, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a.
A história narrada na notícia apresentada mostra apenas um crime passional, sem qualquer relação com questões raciais.

b.
O racismo era garantido pela lei em muitos estados do sul dos EUA na época do ocorrido.

c.
A notícia permite ilustrar como esse tipo de atrocidade acontecia tanto em cidades do Norte quanto do Sul, pois Emmett Till era de Chicago, no estado de Illinois onde nasceu a Ku Klux Klan. Incorreto

d.
A notícia apresentada mostra como o sistema judiciário dos EUA foi capaz de reverter as injustiças cometidas contra Emmett Till, assim que a aprovação das leis dos direitos civis foi garantida, no final dos anos 1960.

e.
Apesar da violência do ocorrido, esse tipo de tragédia não favoreceu a causa da luta pelos direitos civis dos negros, pois militantes como Rosa Parks e Martin Luther King Jr. acreditavam, sobretudo, no diálogo como arma política.

Soluções para a tarefa

Respondido por Monekl
168

Resposta:

Alternativa b)

Explicação:

O racismo era garantido pela lei em muitos estados do sul dos EUA na época do ocorrido.

Respondido por NaiTolosa
81

Resposta:

O racismo era garantido pela lei em muitos estados do sul dos EUA na época do ocorrido. Correto

Explicação:

Perguntas interessantes