Geografia, perguntado por isabeladppaula, 9 meses atrás

Leia a narrativa:
Poucos temas são tão maltratados na imprensa como os processos demográficos. Todos os dias, aparece alguém falando ou escrevendo sobre assuntos como crescimento populacional ou planejamento familiar. A maioria dessas pessoas não mostra a menor familiaridade com os dados atuais ou o mínimo respeito pelos muitos estudos realizados por diversos pesquisadores. Dois exemplos de ideias falsas são: 1) a população brasileira está passando por uma explosão demográfica; 2) a pobreza é produto da fecundidade elevada.


A reportagem menciona duas ideias falsas a respeito da demografia brasileira.
Explique o erro contido em cada uma dela

ME AJUDEM POR FAVOR!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por gyovannajo
66

Resposta: A primeira ideia falsa remete ao fato de que o Brasil está vivenciando uma explosão demográfica, haja vista que as últimas décadas registraram queda das taxas de fecundidade, de natalidade e de crescimento vegetativo, embora em números absolutos, o total populacional seja maior.

A segunda ideia falsa remete ao fato de que a pobreza é produto da fecundidade elevada, haja vista que na verdade, a pobreza é causa da fecundidade elevada dificultando o acesso à melhor escolaridade e salários, formação cultural, controles regulatórios de fecundidade, dentre outros.

Respondido por brunoludtkemarques
9

Resposta:

A primeira ideia é falsa porque o Brasil não está vivenciando uma explosão demográfica. Visto que as últimas décadas registraram queda nas taxas de fecundidade, de natalidade e de crescimento vegetativo, embora em números absolutos, o total populacional seja maior. Essas mudanças são resultados do processo de urbanização, que aumenta o custo de criação do individuo, facilita o acesso a informação e consequentemente ao conhecimento e utilização de métodos contraceptivos, além de estimular a entrada da mulher no mercado de trabalho.

A segunda ideia falsa remete ao fato de que a pobreza é produto da fecundidade elevada, quando na verdade é o contrário. A pobreza é a causadora da elevada fecundidade, visto que as camadas mais pobres da população não tem acesso à uma escolaridade de qualidade, uma boa formação cultural, o que acaba dificultando o melhor planejamento familiar.

Explicação:

Perguntas interessantes