Leia a música Índios da banda Legião Urbana e responda:
1. De que ponto de vista a música é narrada: do colonizador ou do colonizado? Justifique com um ou mais versos da letra.
2. Interprete a passagem "Nos deram espelhos e vimos um mundo doente". O que esse verso nos diz?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segue abaixo.
Explicação:
1) A música "Índios", da banda brasileira Legião Urbana é narrada a partir do ponto de vista do nativo colonizado, o que é exemplificado nos trechos "Quem me dera ao menos uma vez ter de volta todo o ouro que entreguei a quem", "Quem me dera ao menos uma vez, como a mais bela tribo dos mais belos índios, não ser atacado por ser inocente" ou "Nos deram espelhos e vimos um mundo doente".
2) Quando os colonizadores começaram a explorar os recursos da terra, como o pau-brasil, davam aos indígenas espelhos e outros objetos com a finalidade de adquirir, inicialmente, a confiança dos nativos e sua mão de obra. Entretanto, os portugueses, utilizavam de extrema violência com os indígenas, por vezes os escravizando ou assassinando, além de transmitirem doenças comuns na Europa para as quais os nativos não possuíam imunidade. Logo, percebe-se que os "presentes" dos colonizadores escondiam suas más intenções que destruíram o modo de vida dos nativos, evidenciando os males da sociedade que busca apenas o benefício próprio em detrimento da vida e cultura de terceiros.