Filosofia, perguntado por adriellybraz4119, 1 ano atrás

Leia a informação a seguir."Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu."Com relação ao assunto, é incorreto afirmar quea. para Ludwig Feuerbach, o homem aliena-se na religião, pois o homem religioso confere ao ente sobrenatural sua própria essência e qualidades, como se fossem atributos do ser sobrenaturalb. a arte abstrata é alienada, pois perpetua os paradigmas da concepção estética clássica, fundamentada nos princípios aristotélicos da mímesis.c. Karl Marx considera que a alienação acontece em uma forma de divisão social do trabalho em que o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.d. autores expoentes da teoria crítica, tais como Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, afirmam que, na sociedade capitalista, as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, os quais levam os indivíduos a consumirem de maneira alienada.e. o taylorismo e o fordismo são processos organizacionais do labor que alienam o trabalhador.

Soluções para a tarefa

Respondido por dingridandrade
6

B

O HOMEM ALIENA-SE NA RELIGIÃO, POIS O HOMEM RELIGIOSO CONFERE AO ENTE SOBRENATURAL SUA PRÓPRIA ESSÊNCIA E QUALIDADES, COMO SE FOSSEM ATRIBUTOS DO SER SOBRENATURAL

Respondido por stefgcampos
2

Para Feuerbach, a religião é instrumento de alienação (alternativa a falsa). A arte abstrata não é alienada enão perpetua os paradigmas clássicos (alternativa b falsa). Para Marx, a divisão social do trabalho aliena o trabalhador (alternativa c verdadeira).  Para a teoria crítica, o consumo contribui para alienação (alternativa d verdadeira). O taylorismo e fordismo são processos organizacionais que alienam o trabalhador (alternativa e verdadeira).

Conceito filosófico de alienação

A alienação é um conceito trabalhado em várias correntes filosóficas, e pode indicar tanto um processo objetivo como um processo subjetivo de separação entre o sujeito e o meio em que vive.

O primeiro a trabalhar o conceito na filosofia foi Hegel, para quem a alienação seria um processo essencial ao homem, que consiste na produção de objetos que se tornam estranhos ao seu autor (objetificação).

Feuerbach critica a alienação operada pela religião, pois para obter a salvação, o homem adere à moral religiosa sem questionamentos e projeta na divindade soberana qualidades que pertencem ao próprio ser humano.

A arte abstrata rompe com os paradigmas da concepção clássica, que reproduzia fielmente paisagens e coisas. Alguns artistas expoentes do abstracionismo são Kandinsky e Mondrian.

Para Marx, o trabalhador é alienado do fruto do seu próprio trabalho, através da sua exploração por meio dos detentores dos meios de produção, que tomam para si o fruto desse trabalho (conceito de mais-valia).

Para Marcuse e Adorno, expoentes da teoria crítica, o capitalismo reforça um estilo de vida em que o indivíduo troca sua liberdade pelo conforto, de forma acrítica, marcado pelo escassez e pelo conformismo.

Por fim, o taylorismo e fordismo são métodos de produção que alienam o trabalhador que perde a visão do todo, se reduzindo à repetição mecânica e incessante de microtarefas ao longo da jornada, sem poder decidir ou controlar a qualidade ou qualquer aspecto do produto.

Para saber mais sobre o conceito de alienação para Marx, https://brainly.com.br/tarefa/1332436

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes