Português, perguntado por BelgiumDog, 1 ano atrás

Leia a frase dita pela ginasta brasileira Daiane dos Santos em reportagem publicada numa revista: “Quando estou no ar não penso em nada. Quando acaba, fico feliz se tudo der certo.” (Revista TAM Magazine, n.4, jun. 2004.) Responda: a) Pelo número de verbos, pode-se determinar o número de orações do trecho. Quantas orações há nesse trecho? b) Que função sintática a expressão “em nada” exerce em relação ao verbo da segunda oração? c) Qual a razão de o sujeito das duas primeiras orações não vir explícito?

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
6
Olá

letra a) Se uma oração é uma construção linguística que exige obrigatoriamente a presença de um verbo, e na fala da ginasta temos cinco verbos (estar, pensar, acabar, ficar, der), logo temos o total de também cinco orações.

letra b) A expressão "em nada" é o objeto indireto (pois utiliza preposição) do verbo "pensar". Em que a ginasta pensa? Em nada.

letra c) O trecho é uma entrevista, a entrevista é feita com o emissor da mensagem, e como essa entrevista foi publicada em uma revista, o nome da emissora, a ginasta Daiane dos Santos, veio exposto no início de tudo. Nós temos conhecimento de quem está falando, por isso não é explícito o sujeito, já que a emissora fala em primeira pessoa do singular "eu".

Bom dia! :)
Perguntas interessantes