Leia a fonte histórica com atenção:
"Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres..."; "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego".
Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture em 1801.
1. Em 1791, com a Revolução Francesa estava em pleno andamento. Toussaint L´Ouverture, inspirado nos ideais iluministas e revolucionários passou a exigir melhores condições de trabalho nas suas plantações. Assinale a alternativa que contempla as ações de L’Ouverture no processo revolucionário: *
1 ponto
a) Toussaint L´Ouverture declarou-se imperador da República haitiana ocidental, com isso a Coroa espanhola, temendo uma revolução escravista, concedeu-se o título requisitado.
b) O líder revolucionário inovou com os seus discursos contra a escravidão e a discriminação racial, porém as ações não passaram do papel pois L’Ouverture voltou para França no ano de 1792.
c) L´Ouverture assumiu o poder na parte ocidental da ilha e aboliu a escravidão, em seguida, ele e seus liderados invadiram a parte oriental (espanhola) e aboliram a escravidão lá também.
d) L’Ouverture, descendente de espanhóis, conseguiu unir forças e declarar a independência do Haiti em 1804 com a ajuda de seu general Jean-Jacques Dessalines.
Com a subida de Napoleão ao poder, ele anulou a lei que abolia a escravidão e autoriza a invasão da ilha por um exército de 25 mil homens. Toussaint L´Overture foi preso e enviado para a França onde morreu em 1803. Após a invasão do Haiti e a prisão de seu líder, Jean-Jacques Dessalines passou a liderar uma guerra de guerrilha que conseguiu expulsar as tropas francesas. Em 1804 Dessalines declarou a independência de São Domingo e mudou o nome do país para Haiti.
2. Após esse movimento revolucionário, como o Haiti foi visto pelas grandes metrópoles colonialistas? *
1 ponto
a) Após proclamar a independência, o Haiti sofreu bloqueio econômico. Havia o medo de que seu exemplo gerasse novas rebeliões de escravos por toda a América. Era o medo do haitianismo.
b) Jean-Jacques Dessalines assumiu o poder na parte ocidental da ilha e ao tentar abolir a escravidão, foi preso e capturado pelo exército da Coroa espanhola em associação com o exército britânico.
c) Toussaint L´Ouverture, inspirado nos ideais iluministas e revolucionários passou a participar de vários movimentos independentistas pela América Latina com Simón Bolivar e San Martin.
d) O abolicionismo decretado por Napoleão auxiliou no processo de independência do Haiti, isso fez com que as demais colônias francesas também seguissem a ordem napoleônica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
numero 1 letra C
numero 2 letra A
joaomarcosrodrigues14
meu inta
1 - Sobre as ações de L’Ouverture no processo revolucionário:
L´Ouverture assumiu o poder na parte ocidental da ilha e aboliu a escravidão, em seguida, ele e seus liderados invadiram a parte oriental (espanhola) e aboliram a escravidão lá também. Alternativa C.
2 - Após proclamar a independência, o Haiti sofreu bloqueio econômico. Havia o medo de que seu exemplo gerasse novas rebeliões de escravos por toda a América. Era o medo do haitianismo. Alternativa A.
François-Dominique Toussaint L'Ouverture, 1743- 1803, ou apenas, L'Ouverture, foi o grande líder da Revolução Haitiana, que culminou com a abolição da escravatura na Ilha de São Domingos de domínio francês, e foi fundamental no processo de independência do Haiti.
Tornou-se governador da Ilha de São Domingos devido à sua participação, sendo atualmente considerado o mais importante revolucionário negro do continente americano.
A Revolta de São Domingos ocorrida entre 1791 e 1804, foi um marco na história das Américas, por ter sido um conflito sangrento entre escravos e o exército francês, considerando sua desigualdade no conflito, já que os franceses estavam bem preparados com suas armas, e os revoltosos lutavam com artefatos improvisados.
Fique por dentro do assunto:
brainly.com.br/tarefa/8956427
Bons estudos!